Proprietário da loja Habitable há 24 anos, o arquiteto Miguel Feres Rodrigues (foto) decidiu investir em sua paixão: as cadeiras. Depois de morar em Milão por dois anos, onde estudou Arquitetura Social, que desenvolve mobiliário para população de baixa renda, Miguel voltou às origens em Curitiba. A casa onde cresceu com a família, na região residencial próxima ao Colégio Estadual do Paraná, foi reformada e transformou-se no seu escritório de arquitetura. À frente da Habitable desde 1990, Miguel desenvolveu um modelo de atendimento que se consolidou no mercado local.
Por que cadeiras? Sempre fui apaixonado por cadeiras: acho que é onde o design se expressa na casa. Antigamente era apenas um utilitário, hoje em dia ela é sinônimo de design. A cadeira não é um móvel qualquer. São peças vivas, que você utiliza todos os dias. Faz o bom uso, que é sentar, e o mau uso, como colocar coisas em cima, usar como escada ou banco e inclinar. E a cadeira tem que estar preparada para suportar todas essas situações, com durabilidade, resistência e uma boa matéria-prima.
Qual o diferencial do seu produto?
Nosso lema é fazer um produto de alta qualidade com baixo custo. Antes de criar, faço uma pesquisa para entender o que está em alta. Quando desenho as cadeiras, já faço com um design flexível que permita ao cliente fazer modificações no pé, tecido, altura, tamanho do encosto e outros itens. Nosso negócio é personalizado, tenho muito contato com o cliente final; ele me diz do que gostou, o que deseja mudar, e eu acompanho toda a produção do móvel, desde a origem da madeira, que é ambientalmente correta, até as etapas da fabricação e entrega. Além disso, faço parcerias com designers jovens, que trazem ideias arejadas e inovadoras.
Que mudanças você observou no mercado local?
Nos últimos anos, há mais concorrência e temos que cuidar com o custo final, pois as pessoas hoje querem gastar o menos possível. Além disso, o público se especializou. O curitibano é muito exigente na qualidade. Conseguimos oferecer preços competitivos porque temos fábrica própria e damos 10 anos de garantia na estrutura.
* * * * *
Exclusividade em décor
Em evento para convidados, quarta-feira, na loja Yellowart, as sócias-proprietárias Tatiana Murta de Toledo e Fabiana Murta de Albuquerque apresentaram os produtos exclusivos Lyor de peças importadas para decoração.
Oficina de luxo
O arquiteto Luiz Maganhoto e o designer Daniel Casagrande (sentados), na Garagem Conceito criada por eles em parceria com a construtora Plano Forte, com Carla Boabaid, diretora comercial, Fabiano Cantele, diretor geral da empresa, e Renata Fraidg dos Passos, no Brasil Motorcycle Show, no último fim de semana em Curitiba.
Vitrine da inovação
O brunch promovido pela Moss Para Casa apresentou ao mercado, na quarta-feira, lançamentos de sua nova linha de padrões e cores, o layout renovado do showroom da loja e também a vitrine montada com a cozinha ALL, que exibe produtos modernos e inovadores. O diretor da Moss Para Casa, Felipe Schultz, recebeu as arquitetas Claudia Pereira e Doriane Wagner, entre dezenas de convidados.
Premiação estrelada
O arquiteto Jayme Bernardo, curador da THÁAD, com Andréa Sorgenfrei, gerente do núcleo Estilo de Vida da Gazeta do Povo, e Diego Filardi, diretor comercial e de marketing do Grupo Thá, no evento que apresentou os vencedores da mostra: o grupo de alunos de Design de Interiores do Centro Europeu com o projeto do Apartamento do Executivo Solteiro.
Reconhecimento de mercado
Quinze anos de mercado e 2 bilhões de metros quadrados são os números da Piemonte Construções e Incorporações. O histórico da companhia enaltece o posicionamento da empresa curitibana como Top de Marketing na categoria Mercado Imobiliário pela ADVB-PR em 2014. Na foto, o diretor da Piemonte, Bruno Teodoro, e Filipe Demeterco, presidente do conselho da holding Plenaventura.
Reconhecimento de mercado
Quinze anos de mercado e 2 bilhões de metros quadrados são os números da Piemonte Construções e Incorporações, que atua em loteamentos. O histórico da companhia e o ambicioso plano de expansão enaltecem o posicionamento da empresa curitibana como Top de Marketing na categoria Mercado Imobiliário pela ADVB-PR em 2014. O diretor da Piemonte, Bruno Teodoro, e Filipe Demeterco, presidente do conselho da holding Plenaventura, receberam a premiação.
Chaves na mão com festa
O Soul Batel Soho, da Laguna, será entregue amanhã aos moradores. A entrega das chaves será em clima de festa, com tour pelas áreas comuns e coquetel embalado pela DJ Stella Facenda. O empreendimento é um dos mais altos edifícios residenciais da capital, com 105 metros de altura.
Natal com aniversário
A Ademilar Consórcio de Investimento Imobiliário, que está completando 23 anos de fundação, vai comemorar o aniversário e os resultados de 2014 no próximo sábado, dia 6, com o evento Natal de Talentos, promovido para colaboradores e representantes do Paraná, Santa Catarina e São Paulo, no Restaurante Toscana.
Facilitando a mudança
A Hafil Inc vai presentear os compradores das próximas 50 unidades do Residencial Bonjour! com armários de cozinha Todeschini, piso laminado Durafloor e box para os banheiros. Além dessas vantagens, a incorporadora oferece parcelas fixas durante a obra do empreendimento, na Rua Antonio Ader, a uma quadra da Avenida Santa Bernadethe.
Novo mandato
A Comissão Eleitoral do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) divulgou o resultado final das eleições do Sistema Confea/Crea e Mútua. Os 2.189 profissionais votantes em todo o estado reelegeram o engenheiro civil Joel Krüger como presidente do Crea-PR, com 2.040 votos. O novo mandato começa em 1º de janeiro de 2015 e vai até 31 de dezembro de 2017.
Premiação de destaque
Construtoras, incorporadoras e empreendimentos do mercado imobiliário paranaense que foram destaque em 2014 serão conhecidos no evento Troféu Incorporador do Ano, promovido pela Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Paraná (Ademi/PR), nesta quinta-feira, dia 4, no Castelo do Batel, em Curitiba. No evento, serão divulgados os dados do Perfil Imobiliário 2014.
Dê sua opinião
O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.