| Foto: Priscilla Fiedler/

A metragem reduzida dos imóveis novos, tanto comerciais quanto residenciais, está impulsionando um novo tipo de negócio no Brasil. O self storage é um sistema de guarda de objetos, móveis e documentos por locação de espaços específicos, que oferecem segurança, monitoramento e condições adequadas para armazenamento. Pioneira no setor em Curitiba, a Guarde Mais, criada em 2011 e localizada em condomínio industrial fechado na CIC, tem os sócios Alberto Neto e Sérgio Motta à frente do negócio desde 2012. Depois de superar as dificuldades iniciais de uma atividade ainda pouco conhecida, a empresa está deslanchando. Para 2015, os empresários têm um projeto de expansão para todo o país por meio de franquias. Empresários de Joinville acabam de bater martelo para abrir uma Guarde Mais na cidade. Ainda no primeiro semestre, entrarão em funcionamento duas franqueadas em Campinas e Sorocaba, em São Paulo. No Rio Grande do Sul, as unidades Caxias e Porto Alegre estão quase prontas.

CARREGANDO :)

Como está o setor no Brasil?

O segmento fechou 2014 com faturamento em torno de R$ 140 milhões, movimentando cerca de 150 empresas, de acordo com a Associação Brasileira de Self Storage. O crescimento segue uma tendência: nos Estados Unidos, esse mercado movimenta mais de US$ 20 bilhões por ano.

Publicidade

Qual o investimento necessário para uma franquia?

Pelo nosso modelo de franchising , o sistema exige investimento a partir de R$ 350 mil. Estão inclusos taxa de franquia, projeto personalizado, treinamento e toda a instalação dos boxes, incluindo material e mão de obra. Com novas unidades sendo implantadas nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste, a Guarde Mais se tornará a maior rede de franquias de self storage do país. As franquias têm, no mínimo, 150 boxes e os imóveis onde são instaladas são analisados por uma equipe especialista no mercado imobiliário.

O contrato com o cliente é similar ao de locação imobiliária?

É um contrato de locação mais simples do que o de mercado imobiliário. Não exige fiadores e tem prazo mínimo de 30 dias.

A demanda por armazenamento aumentou em Curitiba?

Publicidade

Acabamos de disponibilizar mais 1 mil metros cúbicos em armazenagens e estamos preparando a implantação de nossa segunda loja em Curitiba, que terá mais de 350 boxes.

Sistema inovador

 

O arquiteto Gustavo Pinto; a vice-presidente da Associação de Escritórios de Arquitetura do Paraná, Margareth Menezes; o palestrante Kim Breuning, presidente da BubbleDeck; Cristiane Lacerda, também vice-presidente da Asbea-PR; o presidente da entidade, Keiro Yamawaki, e Yassunori Hayashi prestigiaram o evento promovido na semana pela Asbea-PR no Conselho de Arquitetura e Urbanismo. O engenheiro Kim Breuning é detentor da patente da tecnologia do sistema que utiliza esferas plásticas incorporadas no interior das lajes planas. Ele apresentou as características, o desempenho, as certificações e obras de destaque da BubbleDeck no mundo.

Conquistando mercado

 

As arquitetas Bárbara Penha e Pauline Moraes foram conhecer a nova obra produzida em steel frame pela Construtora Monreal. Conduzindo a visita, o engenheiro e sócio-proprietário da Monreal, Cassiano Garcia, explicou as diversas vantagens que o sistema apresenta para a construção civil, principalmente em relação à sustentabilidade e agilidade na entrega da casa. Especialista em alvenaria de alto padrão, a Monreal celebra o sucesso do steel frame e já conta com diversas outras obras contratadas desde que o novo sistema foi lançado, no final do ano passado.

Publicidade

Investimento em hotel

 

Em assembleia com os investidores do Urban Office Hotel, na noite da última quarta-feira no Castelo do Batel, os executivos da Cyrela Ricardo Jornada, diretor de incorporação; Marlus Doria, diretor de negócios do Paraná; Adriana Celestino, diretora comercial; e Cristiano Caetano, diretor financeiro (da esq. para a dir.), ao lado do gerente de novos negócios da Intercity, empresa responsável pela operacionalização do hotel, Sérgio Bueno.

Propulsor de negócios

 

Marcos da Silva Ramos, diretor-geral da Fenabrave-PR e idealizador da 1ª Semana de Vendas Fenabrave, comemora os resultados da ação inédita que a entidade realizou na semana entre 21 e 28 de março, em parceria com 46 concessionárias e 97 pontos de vendas de veículos da Grande Curitiba. O evento, que envolveu motos e automóveis novos e seminovos, além de serviços de manutenção, reparos e acessórios, atendeu a uma necessidade de mudança de posicionamento da entidade, em favorecimento do concessionário e do consumidor final. “Essa é a primeira de muitas ações para que possamos atuar como um propulsor e facilitador de negócios, além de ser um agente transformador da própria realidade econômica”, diz Ramos.

Aniversário com arte

Com inauguração marcada para agosto, a próxima edição da Mostra Artefacto Curitiba comemora os 39 anos da marca e os 15 anos da loja em Curitiba. Nesse período, mais de 300 projetos foram apresentados, entre mostras e novas vitrines, com a participação de um time de profissionais qualificados. Em 2015, os homenageados dos espaços serão expoentes das artes plásticas visuais.

Publicidade

Aumentando o time

A Imobiliária Seller, house da Cyrela, está em busca de corretores para ampliar o time de vendas. Entre as vantagens estão os mais de R$ 400 milhões em produtos em estoque, comissão vantajosa e premiações diferenciadas, além de auxílios para prospecções que variam desde ações especificas até os planos de desenvolvimento pessoal, com treinamentos presenciais agendados.

Compras do bem

Ainda dá tempo de participar da Trousseau do Bem, projeto de responsabilidade social da Trousseau, marca de produtos para a casa. Até o dia 5 de abril a loja, no Shopping Crystal, oferece descontos de até 40% em peças selecionadas e reverterá parte das vendas, em forma de cestas básicas, para o Lar Antônia, entidade beneficente selecionada em Curitiba.

Contêineres em ação

A Total Storage Brasil vai marcar presença na etapa de Itajaí, SC, da Volvo Ocean Race, a principal e mais antiga regata em torno do mundo, em abril. Quatro contêineres da marca serão palco para o Estaleiro da Sustentabilidade, desenvolvido pela Quíron Educação. O projeto vai levar atividades para cerca de 2,5 mil crianças e jovens da região durante o evento. Nos finais de semana, a comunidade poderá participar de palestras e workshops sobre empreendedorismo e liderança.

Dê sua opinião

O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.