| Foto: Antônio More/Gazeta do Povo

O novo presidente do Secovi, o sindicato das imobiliárias e condomínios do estado, toma posse amanhã à noite em solenidade festiva para convidados. E mesmo diante dos 28 anos de participação ininterrupta no sindicato e em outras entidades do setor, e das mais de quatro décadas de carreira, Luiz Antônio Laurentino diz que está com aquele friozinho na barriga. Normal para quem vai assumir uma grande responsabilidade, diz o presidente eleito após a gestão que teve Liliana Tavarnaro como líder da entidade. Laurentino contou à coluna que seu grande desafio é tornar o Secovi uma entidade "necessária".

CARREGANDO :)

Assumindo agora, como você encontra o Secovi?

A presidente anterior, Liliana Tavarnaro, deixa como herança um sindicato funcionando muito bem, tanto administrativamente como financeiramente. A casa está em ordem. Meu desafio é avançar.

Publicidade

Como pretende agir?

Minha meta, junto com os demais vice-presidentes, é fazer do Secovi uma entidade necessária, tanto para as imobiliárias associadas quanto para os condomínios, que hoje são cerca de 12 mil em Curitiba. Para isso, vamos incrementar ainda mais nossos agentes de serviços. No Sistema Secovi, temos a Unihab, a Universidade Livre do Mercado Imobiliária e Condominial. O objetivo é oferecer ainda mais cursos, palestras e qualificações, de acordo com as demandas. Quando vai se instalar um novo condomínio, por exemplo, podemos atender com os cursos necessários.

O Sistema Secovi oferece serviço de mediação?

Temos a Câmara de Mediação e Arbitragem. É um serviço isento, com dez árbitros muito preparados. Atendemos, em média, 500 processos por ano, a maioria referente a questões de locação, que são concluídos no tempo máximo de seis meses. Mais de 90% desses casos são solucionados com a mediação. Muito poucos vão para a Justiça.

Qual é sua história no mercado imobiliário de Curitiba?

Publicidade

Longa! Comecei na década de 70, como corretor, na Galvão. Trabalhei lá por 30 anos. Em 1997, abri minha empresa, a Casamil Imóveis, voltada para um atendimento mais especializado. No Secovi, tenho 28 anos de participação em diferentes posições nas diretorias. Nos últimos oito anos, estive em cargos mais próximos da presidência.

O que mudou em todo esse tempo?

Curitiba mudou bastante, cresceu, recebeu gente de fora. Mas uma coisa não muda nunca no mercado imobiliário: é um setor cíclico. Há altas e baixas, excesso de oferta ou de demanda, em um ou outro segmento. Os ciclos vêm e vão.

Bola dentro

Publicidade

Responsável pelo marketing da Cyrela Paraná, Gisele Onofre esteve no Instituto Ícaro, que propicia formação esportiva e educacional para mais de 150 crianças em Curitiba, para entregar doações da Cyrela Paraná. O material foi arrecadado em ação da empresa durante o Itaú Masters Tour, torneio nacional de tênis, que teve sua primeira etapa no Graciosa Country Club.

Glamour em revista

O lançamento do livro Glam Decor, um anuário de arquitetura e decoração com mais de 50 projetos de profissionais curitibanos na loja Artefacto, reuniu arquitetos, lojistas, empresários e designers de Curitiba. A designer Claudia Machado e a arquiteta Elaine Zanon, que estampam dois projetos do livro, confraternizaram com os empresários Igor Kaufeld, da Tech House, Guido Garcia, da Construtora Monreal e Felipe Schultz, da Moss para Casa.

Oásis urbano

Publicidade

Está quase pronto o La Place, residencial de alto padrão da Partilha na Avenida Iguaçu, entre a Praça do Japão e o Clube Curitibano. O projeto tem um atrativo especial: a praça privativa, que separa as duas torres e dá nome ao projeto, tem árvores, espelho d’água e paisagismo caprichado, proporcionando um espaço de lazer e tranquilidade aos moradores do prédio. Para o segundo semestre, a empresa curitibana prepara o lançamento do seu primeiro edifício corporativo, na Avenida Batel, com projeto da Arquitectonica, uma das maiores grifes da arquitetura mundial.

Chegou a hora

Empresas e profissionais do mercado imobiliário local vão conhecer, nesta quinta-feira, o vencedor da 14ª edição do Prêmio Corretor do Ano. O evento será às 20 horas, no Restaurante Dom Antônio. O prêmio foi criado pelo Sindicato dos Corretores de Imóveis do Paraná para homenagear o profissional destaque do ano e homenagear nomes relevantes do mercado.

Décor em alta 1

Publicidade

Com a expansão da marca em pleno curso, Sonia e Wilson Elias, proprietários da Ton Sur Ton, lançam uma nova loja, a In & Out. O casal de empresários recebe convidados, amanhã, para a inauguração do novo endereço, em frente à pracinha do Batel, que será ponto de venda exclusivo da Tidelli em Curitiba. Com uma linha em fibra sintética, cordas, madeira e alumínio, a nova loja traz móveis mais casuais, e trabalhará também com estofados e complementos.

Décor em alta 2

Os planos de Wilson e Sonia Elias não param por aí. Dia 14 de maio, eles inauguram a oitava edição da mostra "Casa de Ideias" na Ton Sur Ton. O showroom terá ambientes mobiliados com peças exclusivas da loja e lançamentos de 2014, assinados por 14 escritórios de arquitetura e design de interiores de Curitiba.

Som assinado

A Euro Áudio é a empresa parceira do Grupo Hestia para a instalação da automação do Green Ocean Condominium – Ocean Houses, condomínio de casas de luxo na Praia de Estaleirinho, em Balneário Camboriú. Com mais de 20 anos de mercado, a Euro Áudio será responsável pelo desenvolvimento do projeto de todas as casas que serão construídas e pela compatibilização dos projetos de redes, antenas, telefonia e gerenciamento da climatização. Na área comum do condomínio, a empresa vai implementar sonorização.

Publicidade

Piscina como cenário

Renata Mocellin e Cristiane Mocellin, ladeando Kitty Pires, curtem a comemoração da Petrus Construções na Pool Party realizada terça-feira, que marcou a inauguração da piscina do empreendimento Forest Hills, no Ecoville. No evento, o casal de anfitriões Jackson e Kitty Pires, junto com os filhos Rodrigo e Diego, proprietários da Petrus, receberam proprietários, futuros compradores, fornecedores e convidados especiais. Com entrega prevista para o segundo semestre, o Forest Hills também abriu as portas do apartamento decorado.