Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
mercado em alta

O contemporâneo na arquitetura religiosa

 | Divulgação/

Com as obras iniciando em outubro e previsão de entrega para o início de 2018, a imponente Igreja Presbiteriana que será construída no bairro Fazendinha segue o conceito internacional de projetos arquitetônicos inovadores e contemporâneos para templos. No Brasil, essa tendência começa a se fortalecer, principalmente em igrejas protestantes.

O arquiteto Eduardo Petry, responsável pelo projeto da obra em Curitiba, lembra que as catedrais são, essencialmente, os registros mais fortes da evolução da arquitetura, desde a Antiguidade, passando pela Idade Média, Renascimento e arquitetura Pós-Moderna, culminando com a Arquitetura do Futuro. Hoje, o desenvolvimento tecnológico, os novos produtos e materiais com design arrojado aliam-se às novas necessidades do ser humano, como sustentabilidade e conforto. São diretrizes que influenciam as construções religiosas.

O projeto para a Igreja Presbiteriana agrega os elementos que caracterizam a sociedade atual. O espaço, integrado com a natureza, tem concreto e madeira na estrutura. Combinados a grandes planos de vidros, trabalhados em vitrais, os materiais ganham vivacidade, trazendo cor à construção. Segundo Petry, o projeto foi criado pensando em um ambiente leve e majestoso, que transmita paz e tranquilidade. A estrutura moderna não remete diretamente a antigos templos, exceto pelo uso do mosaico nos vitrais.

Homenagem ao empreendedorismo pioneiro

A dedicação ao setor imobiliário por mais de 46 anos rendeu ao presidente do conselho administrativo da Apolar Imóveis, Joseph Galiano, o título Comendador da Habitação. A distinção foi concedida pelo Sindicato da Habitação e Condomínios (Secovi-PR) durante o jantar de comemoração ao Dia do Corretor de Imóveis, na última quinta-feira em Curitiba. Na foto, o empresário, ao centro, é homenageado por Luis Antonio Laurentino, presidente do Secovi-PR (à esq.), e o presidente da Fecomércio, Darci Piana.

Galiano chegou ao Brasil em 1959, vindo do Marrocos. De origem francesa, com formação superior em contabilidade, Galiano não dominava o português. Enfrentou algumas dificuldades e seu primeiro emprego foi como limpador de peças e máquinas. Ainda atuou no ramo de vendas de equipamentos de escritório por oito anos, até que, incentivado por amigos, proprietários da Imobiliária 2000, abriu o primeiro escritório da Apolar Imóveis no final de 1969. Com o decorrer dos anos, e o tino empreendedor de Galiano, a imobiliária cresceu e conquistou novas sedes. Hoje a Apolar tem 101 lojas, rede franqueada e escritórios no exterior. O patriarca da Apolar participou ativamente nas entidades representativas da classe, sendo um dos fundadores do Secovi-PR, da Associação Paranaense dos Administradores de Imóveis e da Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Paraná.

Na Feira de Imóveis 1

O presidente do Sinduscon-PR, José Eugenio Gizzi (à esq.), e a presidente da Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Paraná, Aline Perussolo Soares, recepcionaram o psicólogo e consultor de carreira Waldez Ludwig, palestrante da Feira de Imóveis 2015, na abertura do evento, realizada quarta-feira no Expo Renault Barigui. A mostra se encerra neste domingo com a participação de trinta construtoras, incorporadoras e agentes imobiliários, que apresentam mais de 20 mil imóveis novos e usados em Curitiba e Região Metropolitana.

Na Feira de Imóveis 2

O diretor administrativo financeiro do Grupo Koios, João Fernando Piovesan (à esq.), a diretora de incorporação da VCG, Cristiane Kilter, e o sócio diretor da VCG, Nuno Coelho, participaram da abertura da Feira de Imóveis 2015. Durante o evento, a VCG Empreendimentos anunciou que a empresa terá uma loja da VCG, com inauguração prevista para os próximos meses, no piso L3 do shopping Pátio Batel. O espaço terá as características e detalhes presentes na construção dos seus empreendimentos, além de mini maquetes em acrílico com as fachadas dos imóveis e uma mesa interativa, elementos que foram apresentados durante a feira.

Na Feira de Imóveis 3

Marlus Doria, diretor executivo da Cyrela, recebeu o prefeito Gustavo Fruet no estande da incorporadora, na abertura da Feira de Imóveis 2015, promovida pela Ademi-PR, na última quarta-feira, no Expo Renault Barigui.

Conceito e visual renovados

Será nessa quarta-feira, dia 2, o coquetel de lançamento da 1ª Mostra Artesanal Mais, marca tradicional de Curitiba em móveis e design há mais de 20 anos. Com o tema “Os Melhores Momentos do Dia”, o projeto tem curadoria e novo layout assinados pelo arquiteto Dalton Vidotti. São 21 ambientes repaginados por escritórios renomados de design, arquitetura de interiores e paisagismo. O objetivo da exposição é renovar a loja na Avenida Manoel Ribas e também o conceito, evidenciando o “Mais” presente na marca. No mesmo evento, será realizada mais uma etapa do BCP - Base Cocktail Party. Os profissionais convidados concorrem a uma viagem cultural, que nesta quarta temporada terá como destino Cartagena das Índias, na Colômbia.

Arquitetura para o bem

Os alunos de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Positivo estão participando da competição Concurso de Ideias de Arquitetura Paisagística para o Laboratório de Cidades da Escola de Comunicação e Negócios da UP. O evento faz parte do Projeto Adrianópolis. O melhor projeto de Praça Central para o município será selecionado com ajuda do público. Os dois trabalhos finalistas do concurso foram apresentados ao prefeito de Adrianópolis, João Manoel Pampanini, que participou da abertura de uma exposição na biblioteca da UP. Quem passar por lá até o final do mês pode votar no seu projeto preferido e ajudar a decidir o vencedor. Além de mostrar pranchas com fundamentação teórica, especificações e peças gráficas, a exposição tem maquetes que simulam o resultado final proposto por cada equipe de alunos.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.