| Foto: Gerson Lima

A terceira geração dos Abage, hoje no comando da empresa que tem três lojas em Curitiba, tem em Alessandra Abage um retrato do jeito de trabalhar da família. Ela cresceu junto aos balcões e depósitos da Irmãos Abage, acompanhando o pai, Jorge Abage, na rotina do comércio de produtos de materiais elétricos, hidráulicos e de iluminação. Hoje ela comanda, ao lado do irmão Jorge Abdo Abage Filho, uma empresa em expansão, que tem um nome consolidado em Curitiba. Com formação em Pedagogia e Recursos Humanos e MBA em Gestão Empresarial, Alessandra diz que a função dela e de Jorge Filho à frente de uma empresa com uma trajetória de quase nove décadas é um grande desafio, envolvendo, além da modernização, a comunicação com pessoas que são consideradas, por eles, mais do que funcionários e clientes.

CARREGANDO :)

A empresa teve início em Curitiba?

Como Irmãos Abage sim, em 1947, com a sociedade entre os quatro filhos do meu avô, Nassib Abdo Abage. Jorge, meu pai, e os irmãos Abdo, Nassib e Wilson abriram a loja na Rua Carlos de Carvalho. Antes, porém, meu avô havia iniciado um comércio de secos e molhados na Lapa, em 1925, que é a origem da empresa.

Publicidade

Como é sua rotina à frente da Irmãos Abage?

Saio de casa cedo, depois de ir à academia e encaminhar os quatro filhos para a escola. Como diretora administrativa e financeira, vou todos os dias à loja do Hauer, onde se concentra a administração, pela manhã. À tarde vou para a loja do Barigui, que passou por reforma e ampliação, e há um mês foi reinaugurada como um shopping de iluminação. Uma vez por semana visito a loja da Avenida Brasília, no Xaxim.

Como ficou a loja do Barigui?

Está com 2 mil metros quadrados de showroom e mais de 3 mil peças. A loja está adequada à nossa proposta de atuar mais fortemente no segmento de design, junto a arquitetos e decoradores. Ela segue o novo conceito que os moradores de Curitiba adotam cada vez mais quando se trata de construção e decoração, que é um olhar mais sofisticado sobre a ambientação do lar. Hoje as pessoas têm mais cuidado e apuro diante de um mercado diversificado, que oferece diversas escolhas em produtos e estilos. Nessa loja, temos 26 fabricantes que são nossos fornecedores. É um segmento amplo.

Festão de fim de ano

Publicidade

Gerson Lima

Para celebrar o Dia Nacional do Arquiteto e Urbanista, comemorado em 15 de dezembro, a festa de final de ano da regional da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura reuniu profissionais, autoridades e convidados em evento no MON, realizado em parceria com o CAU-PR, IAB-PR, Sindarq-PR E Abap-PR. Entre os arquitetos presentes, estavam o vice-presidente da Asbea, Keyro Yamawaki, o presidente do CAU-PR, Jeferson Navolar, a diretora de relacionamento da Asbea, Margareth Menezes, e Mário Barbosa, da diretoria do IAB.

Diego Pisante

Publicidade

Qualidade com assinatura

Entregue na última semana para os novos moradores, em movimentado coquetel, o Torri di Montalcino, da Construtora Hugo Peretti, segue o posicionamento da empresa em atuar no segmento A e B, tendo como diferencial um dos memoriais descritivos mais completos do mercado. O projeto, assinado pelo escritório Smolka Arquitetura, resultou de muitos estudos para que as plantas tivessem amplitude e luz, atendendo moradores com diferentes perfis.

Um pouco da França no Batel

Divulgação

Publicidade

A arquiteta Fernanda Cassou e o chef Ivo Lopes preparam os últimos detalhes do restaurante La Varenne, que será inaugurado no início de 2014, no shopping Pátio Batel. Fernanda assina o projeto arquitetônico do restaurante enquanto Lopes será responsável pelo comando da cozinha, que trará uma mistura de sabores, aliando o melhor da culinária francesa a toques da gastronomia italiana e brasileira. 

Tempo que inspira

Mayckel Andrade

No happy hour de inauguração do office decorado do novo empreendimento comercial da Thá, o Time Work Station, o CEO do Grupo Thá, Arsenio de Almeida Neto (à dir.), recebeu os empresários Pedro Schimidt e Marcio Moreira (ao centro). Com 244 escritórios de 31 m² de área em 13 pavimentos, o edifício tem projeto inspirado no estilo neoclássico das antigas estações de trem europeias. O Time Work Station fica na Rua Zeila Moura dos Santos, ao lado de uma ciclovia, e terá bicicletários no estacionamento.

Publicidade