O novo diretor de incorporações da Construtora Laguna, André Martinez Marin, é um jovem engenheiro civil que alia conhecimento técnico e experiência de mercado. Formado na Universidade Federal de São Carlos em 2005, desde então atuou em desenvolvimento e gestão de empreendimentos, nas áreas comercial, de marketing, novos negócios, desenvolvimento de produto, legalização, controle, planejamento financeiro e gestão de sócios. Depois de trabalhar nas empresas Odebrecht, Agra e PDG – nesta última, em Curitiba, entre 2010 e 2012 – André retornou à capital paranaense para assumir a posição na Laguna há três meses e está otimista com o desafio na empresa.
Como estão os projetos para 2015?
Estou bastante motivado. O ambiente da empresa traz liberdade para criar. Somos bastante cuidadosos com cada projeto, em cada etapa. Para manter nossos produtos com o diferencial que a Laguna tem no mercado, nos baseamos em estudos, pesquisas, e também na contribuição e experiência de todos os profissionais envolvidos.
Você acompanhou todas as oscilações do mercado imobiliário: a euforia, o boom, abertura de capital e expansão de grandes empresas. Como avalia esse período?
Comecei como engenheiro de obra e, desde então, estudando e atuando em diferentes áreas das empresas, vivi todos esses momentos. Vejo que aquele boom iniciado em 2007 teve sua razão de existir. Havia uma demanda reprimida, e a estabilidade econômica, somada ao baixo desemprego e aumento do crédito, foram favoráveis para o mercado e para o comprador. Houve alguns exageros, mas, de forma geral, havia a necessidade de construir mais, atender ao público e ajustar os preços.
E hoje? O cenário mudou bastante.
Sim, é um momento mais cauteloso, mas a demanda por novos imóveis continuará existindo, só que em ritmo diferente. Para a Laguna, que atua em um nicho específico de alto padrão com projetos contemporâneos, o desafio continua sendo de criar produtos inovadores, que trazem a marca da empresa. Projetos, materiais usados, planta dos imóveis, localização e arquitetura dos empreendimentos mostram isso. É um processo que vivemos diariamente dentro da Laguna e prossegue baseado em princípios da empresa.
Empresa de engenharia patrocina livro sobre Foz
O recém-lançado livro Almanaque Foz do Iguaçu, de autoria de Eduardo Fenianos, que registra os 100 anos da cidade, teve o apoio da Lavitta Engenharia por meio da Lei Rouanet. Com forte atuação no setor da construção civil industrial e comercial, a Lavitta incentiva a leitura de diversas formas, inclusive dentro da empresa, com o projeto Canteiro do Livro.
Rede Slaviero e Construtora Just recebem investidores de SP
CEO da Construtora Just, Luciana Just, e o diretor de expansão da rede Slaviero Hotéis, Eraldo Santanna, recebem investidores da capital paulista para o lançamento do empreendimento Slaviero Slim São José dos Pinhais, que é comercializado em sistema de condo-hotel, nesta terça, dia 13.
Mercado ganha nova consultoria especializada em imóveis na Florida
A W Investments, que será lançada no próximo dia 26, vai assessorar interessados na aquisição de imóveis na Flórida. A iniciativa é de Andrea Camargo Zapparoli e Rodrigo Camargo, que firmaram parceria com a Elite International Realty, de Miami. A empresa também vai atuar localmente, com foco em empreendimentos de luxo.