| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

Rigor na seleção dos locatários e muita atenção aos clientes. Com esses procedimentos, a administradora de imóveis Gonzaga – agora, parte do Grupo Gonzaga, que reúne também a imobiliária e a rede de estacionamentos – criou uma marca sólida. Prestes a completar 59 anos, a empresa familiar passou pelos altos e baixos do mercado imobiliário, especialmente as variações no segmento de locação, e se manteve como um nome forte do setor. Hoje, a Gonzaga administra 9 mil imóveis em Curitiba e dispõe de mil unidades para venda e locação. Marília Gonzaga, que trabalha na empresa há 28 anos e é a atual diretora-presidente do grupo, contou à coluna que a seriedade com que a família conduziu os negócios é um dos pilares da companhia.

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O que mudou desde a criação do grupo?

Desde que unimos as empresas, há um ano, seguimos crescendo em quantidade e em qualidade. Estamos focando mais em marketing, e de forma mais agressiva.

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Como está sendo o começo de 2013?

Em janeiro deste ano batemos um recorde. Alugamos 300 imóveis, quando a média mensal é de 200. Fechar a locação de 300 unidades significa que analisamos pelo menos 500 prováveis locações.

Você mantém o rigor da empresa na análise de inquilinos?

Sim. Temos muito cuidado e atenção em cada negociação. Todos os contratos passam por mim e pela minha sócia. Ficamos conhecidos no mercado por sermos chatos (risos), mas com isso nossa taxa de inadimplência se mantém baixa. Nosso jeito de trabalhar é com seriedade, rigor e transparência. Para quem atua com responsabilidade, o mercado está sempre bom.

E com os proprietários?

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Trabalhamos bastante com o proprietário para conscientizá-lo de que é preciso investir no imóvel, reformar se for preciso. Deixá-lo, enfim, em boas condições para alugar bem e rapidamente. O inquilino se guia pelo preço, então é preciso ter elementos para competir e atrair o locatário. Não se pode deixar um imóvel para locação por dez, vinte anos, sem investir em melhorias nele.

Quais são as orientações?

O tempo médio para alugar um imóvel em Curitiba é de três meses. Se passar disso, o imóvel pode estar com problemas. Conversamos com o proprietário, indicamos o que se pode fazer. O locador precisa se colocar no lugar do inquilino: quem vai se mudar não quer gastar muito mais e nem se incomodar demasiadamente, pois a mudança já é estressante. É bom ter armários nas cozinhas e banheiros, por exemplo. Box no banheiro, guarda-roupas nos quartos, vaga em garagem também. Outro item que conta para o futuro morador é o piso adequado. As pessoas não aceitam mais carpetes, nem instalações antiquadas no geral.

* * * * *Em alto estilo

Diego Castro

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A Moss Para Casa acaba de fechar seu primeiro negócio com uma empreendedora brasileira: o apartamento de­corado do edifício de alto padrão Le Soleil, da VCG Em­preendimentos (foto), terá mobiliário da marca. A unidade, com 230m², tem a decoração de interiores assinada pelo escritório da arquiteta Elaine Zanon e pela designer Claudia Machado. A empresa tem expertise na área: a marca está em 25 imóveis de grande porte nos Estados Unidos, entre eles o The Plaza e outros edifícios do empresário Donald Trump. Com previsão de entrega em setembro de 2015, o Le Soleil tem 86 apartamentos divididos em cinco torres no Ecoville, em terreno com área verde preservada.

Sedução imobiliária

O conceito de Home Staging ainda é pouco conhecido por aqui, mas logo deverá se tornar bastante utilizado. O escritório Lancia e Motter Arquitetura & Interiores já utiliza a técnica que tem como objetivo preparar um imóvel para uma venda rápida e com bom preço. Despersonalizar o espaço, reorganizar o mobiliário e criar uma atmosfera de "casa-modelo" são algumas das atribuições do arquiteto que aplica o Home Staging. "Para vender é preciso seduzir. Nós corrigimos aspectos que podem desvalorizar a unidade e a decoramos para despertar no comprador o desejo pela aquisição", afirma a arquiteta Carolina Motter.

"Curitibanês" na telinha

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O grupo de amigos que aparece na famosa série de vídeos "Como se fala em Curitiba" serviu de inspiração para o vídeo viral da nova campanha publicitária da Rede Imóveis. Com o tema "Se existe, a Rede acha", a peça vai mostrar, em "linguagem curitibana" como se compra, aluga e vende imóveis em Curitiba. Criado pela agência Peppers, o viral, que está no ar desde sexta-feira, apresenta dois amigos conversando sobre um imóvel com características incomuns. A campanha mostra as vantagens de fazer negócio com a Rede Imóveis, associação que reúne as imobiliárias Cibraco, Galvão Locações, Brasil Brokers Galvão, Futurama, Cilar, 2000, J8, Fernandez Mera, Habitec, Baggio e Razão.

Design em pauta

O Dia do Designer de Interiores, comemorado na próxima terça-feira, terá um evento especial como parte da programação do Fórum Internacional de Arquitetura e Construção, conjunto à feira Expo Revestir. O arquiteto e designer japonês Kengo Kuma fará palestra às 14 h do dia 5 de março. Entre os trabalhos recentes de Kuma estão os projetos do Conservatório de Música em Provence, na França, o Granada Performing Arts, na Espanha, e o Museu Victoria & Albert, na Escócia. Ganhador do International Architecture Awards, ele falará sobre "Arquitetura e Design Contemporâneo". A 11ª edição do Fórum Internacional de Arquitetura e Construção acontece até dia 8 de março no Transamérica Expo Center, em São Paulo.

Chegou para agradar

Divulgação

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O aguardado HB20X, versão aventureira do HB20, já está disponível nas lojas da Slavel Hyundai, na Rua Itupava, em Curitiba, e também em São José dos Pinhais. Em estilo off-road, o carro recém-lançado tem um visual atraente, com duas opções de acabamento e transmissão manual ou automática, totalizando quatro versões. Cristiano Slaviero Fumagalli, diretor da concessionária Slavel Hyundai, diz que após o enorme sucesso de vendas do HB20 a expectativa é que haja muita procura pelo novo modelo. "A garantia da versão aventureira também é de cinco anos e sem limite de quilometragem", destaca o empresário.