Médico e colecionador de arte, Eliseu Portugal visitou a Casa Cor 2015 no espaço A Fabrika a convite da coluna para trazer suas impressões sobre os ambientes apresentados. Habituado a visitar mostras de arquitetura e decoração no Brasil e no exterior, além de museus e exposições de arte, Eliseu elegeu, como destaques da Casa Cor PR 2015, três ambientes: Recepção e Praça Gourmet Arauco, da arquiteta Renata Pisani e da paisagista Ana Augusta Lupion (foto acima); Living com lareira, dos arquitetos Mauricio Pinheiro Lima e Carla Mattioli (foto abaixo); e Home Spa Axell, do designer Marcos Soares e do arquiteto Dennis Ricca.
Para Eliseu, o espaço da recepção é convidativo, aconchegante e tem equilíbrio entre materiais, mobiliário e proposta. Destaque para o verde exuberante das plantas, a fonte criada pelas profissionais com torneiras de teto da Deca e os painéis decorativos com iluminação embutida em fitas de Led.
O spa, na opinião do médico, é exemplo de decoração com conceito e excelente resultado. “O bom profissional cria sua identidade e sabe utilizar os recursos da arquitetura e decoração para manter o conceito. Esse ambiente tem uma linguagem definida. As peças e materiais escolhidos trazem sofisticação e o espaço traz tudo que um spa precisa ter”, observa.
O projeto do living se sobressai pelo bom gosto e contemporaneidade. A escolha e a disposição das obras de arte e dos objetos, o equilíbrio de cores em tecidos, estofados, tapete e revestimentos, os toques de ousadia e as linhas contemporâneas revelam profissionais criativos, com experiência, identidade e domínio da narrativa visual.
Alguns pontos baixos da mostra, para Eliseu, são: o uso de plantas artificiais em vários ambientes; repetição de cartelas de cores, na família dos beges, ou nos tons de cinza e preto, em alguns espaços; e falta de equilíbrio na escolha de peças decorativas, também, em alguns ambientes.
Charme Britânico
O estande de vendas do Palácio Imperial, residencial da Rossi que está sendo construído na Rua Carlos Eduardo Leão, 50, no Alto da Glória, é sofisticado como o empreendimento. Posicionado numa rua tranquila e arborizada, o prédio de alto padrão, que fica pronto em maio de 2016, tem apenas 28 unidades, das quais 16 ainda estão disponíveis para comercialização. O contêiner utilizado para o estande, no terreno da obra, foi envelopado com referências ao estilo inglês, seguindo a linha arquitetônica do edifício, que tem projeto da Willer Arquitetos Associados.
Selos de qualidade
A Swell Construções e Incorporações, especializada no segmento de alto padrão, que, entre outras obras, assina o Ucrânia Champagnat Residence (em projeção na foto), edifício em fase de conclusão no Champagnat, acaba de obter a renovação da ISO 9001 e do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat, nível A. As chancelas asseguram que a empresa conta com Sistema Integrado de Gestão de Qualidade para processos internos, empreendimentos e relacionamento com os fornecedores, de acordo com a regulamentação da ABNT.
Ícone
Nessa terça-feira, dia 30, a Thá faz a entrega do 7th Avenue Live & Work, considerado pela empresa como sua obra do século. Uma festa para convidados vai celebrar os 120 anos da marca paranaense que faz parte da história de Curitiba. O 7th, com suas três torres, surge no skyline da cidade como um dos primeiros empreendimentos vistos por quem chega à capital, vindo do aeroporto ou saindo da rodoferroviária.