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Consumidores com acesso a serviços financeiros

Ainda ontem a Gazeta do Povo publicou as medidas anunciadas pelo governo para estimular o crédito, que deve subir em R$ 25 bilhões, com foco nos setores imobiliário e automobilístico. Mas qual é o perfil das pessoas que usam serviços financeiros? Quantas pessoas possuem conta corrente, por exemplo? Essa informação é um bom indicativo para verificar o potencial de mercado, capacidade de compra e acesso a crédito. Assim, a coluna de hoje busca trazer algumas informações para ajudar ao leitor a ter uma referência sobre isso, e contextualizar em seus negócios e dia a dia.

Consumidores com conta corrente

Segundo os Estudos Marplan (Consolidado 2013) sobre perfil e comportamento do consumidor, em um universo de 38 milhões de pessoas adultas (18 anos ou mais) dentro dos 10 principais mercados pesquisados no país, existem 21 milhões que possuem conta corrente bancária. Isso significa uma penetração de 58% desse serviço na população, o que indica o mercado potencial para ofertas que necessitam de crédito ao consumidor.

Perfil do correntista

Curitiba ocupa a terceira posição entre os dez maiores mercados pesquisados, com penetração do serviço de conta corrente bancária atingindo 63% das pessoas, enquanto a média fica em 58%. São cerca de 1,2 milhão de correntistas na Grande Curitiba, sendo que 59% pertencem à classe econômica AB e 38% estão na classe C. Entre os correntistas de classe AB, 41% possuem escolaridade de nível superior, contra apenas 7% na classe C.

Principais serviços financeiros

Entre os serviços financeiros mais utilizados, o cartão de débito é o campeão, seguido pelo cartão de crédito e a poupança. O cartão de débito é utilizado por 96% dos correntistas de classe AB e 94% de classe C, enquanto o cartão de crédito nacional apresenta uma diferença significativa na penetração entre as duas classes, ficando a AB com 62% contra 43% na C. Já a poupança alcança 34% da Classe AB e 31% da C. Entre os correntistas de classe AB destacam-se ainda o consumo de outros serviços bancários como cheque especial (27%), seguro de vida (24%), seguro de carro (21%), cartão de crédito internacional (12%), seguro de imóvel (11%) e financiamentos (6%).

Comportamento

Os interesses são um pouco distintos entre as classes econômicas. Os assuntos que envolvem vida moderna, como tecnologia, cinema, profissão e educação, e também assuntos relacionados a política, economia, arte e cultura despertam maior interesse da classe AB. Eles também procuram estar em dia com a tecnologia, demonstram preocupação com meio ambiente e com as pessoas, procurando optar por produtos não poluentes e colaborando financeiramente ou sendo voluntários em entidades beneficentes. Já na classe C, os destaques ficam para assuntos que envolvem esporte e bem-estar, mostrando maior preocupação com a vida financeira, na qual buscam fixar um valor máximo de despesas mensais, e visitam várias lojas antes de efetivar suas compras.

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