Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Negócios & Marketing

Está na hora de reduzir custos? Como?

Na maioria dos negócios há uma hora em que é preciso reduzir custos, esteja esse momento ligado à economia do país, do setor específico, ou ainda do próprio ciclo de vida do negócio. O fato é que, quando chega essa hora, os ânimos se abatem de alguma forma, pois há uma sensação de retrocesso – um andar para trás não desejado. Mas não é bem assim. Na verdade, um estudo criterioso sobre boas oportunidades de redução de custos pode revelar ineficiências escondidas, e despesas pouco racionalizadas. Então, esse momento é na verdade uma boa oportunidade de se ajustar a empresa para ser mais eficiente e, portanto, mais competitiva.

É hora de reduzir custos?

Seria fácil responder que sempre é hora de reduzir custos. Mas há momentos em que é preciso investir recursos com mais intensidade nisso. Então, como saber se é a hora? Podem-se avaliar duas grandes frentes. Olhar para dentro da empresa, e avaliar seu resultado financeiro, apontando itens que estão pressionando a margem do negócio, e abrir os detalhes para verificar as oportunidades. Ao se olhar para fora, pode-se observar a tendência do mercado e do volume de negócios, e avaliar se será suficiente para manter o equilíbrio. Assim, é possível encontrar os sinais de que é hora de perseguir mais intensamente a redução de custos. E qualquer que seja o caso, a estrutura e os processos da empresa deverão de se modificar para se adaptar à nova realidade.

Onde estão as melhores oportunidades de redução de custo?

Vejamos uma empresa onde o item energia tem importante impacto nos custos e as análises mostram que há aumento do consumo – e isso não tem relação com aumento de produção, mas com ineficiência. Ao se analisar em detalhe, poderá ser percebida a necessidade de melhoria em tecnologia, equipamentos ou processos, que farão o consumo de energia ser mais racional e eficiente. Em outra empresa se percebe que o custo comercial está aumentando em relação aos volumes de negócios gerados, o que pode sugerir alteração nos processos comercias desde as operações de campo, como escritórios regionais, visitas a clientes e viagens, passando pelo próprio desenho da estrutura de canais, e pelas operações administrativas de vendas.

Como reduzir custos de maneira inteligente?

Quando se fala em redução de custos, é comum ouvir pelos corredores frases do tipo: "isso é uma economia burra", ou "lá vem o corte de pessoal". Ao se proceder de maneira técnica, se promove um melhor engajamento das pessoas, o que é um fator importante. Em geral se desejará realizar os trabalhos com menos recursos e em menor tempo, o que significa modernizar a infraestrutura ou otimizar os processos da empresa. Assim, um bom trabalho de mapeamento e revisão de processos certamente irá colaborar para a melhoria da eficiência operacional, e consequente redução de custos.

Sandro Gomes é sócio-diretor da CrossVision – Consultoria e Assessoria em Gestão de Negócios e Marketing

Dê sua opinião

O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.