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Negócios & Marketing

Metas inteligentes

Já estamos na contagem regressiva para 2015, e a próxima semana será a última do ano para muitas empresas. Algumas irão ainda fechar suas metas e orçamentos para o próximo ano nessa reta final. Mas como você trabalhou suas metas? Estão bem definidas? Verifique através do acrônimo SMART, palavra inglesa que significa inteligente, no sentido de ter boa capacidade de aprender ou fazer bom julgamento sobre um determinado assunto. Sua meta é SMART?

Uma meta SMART

Uma meta deve ser específica (Specific), de modo a tratar um assunto concreto, como, por exemplo, o nível de satisfação dos clientes de uma pizzaria delivery. Também é necessário ter como medi-la (Measurable), através de algum indicador quantitativo, como atingir 90% de satisfação entre os clientes. É natural que seja possível agir sobre a meta, através de coisas que se possam controlar ou influenciar (Actionable). Os clientes de uma pizzaria ficam insatisfeitos se recebem o pedido trocado, assim é possível controlar quantas vezes isso ocorre, buscando suas causas com intuito de diminuir o número de ocorrências. Se tudo isso é bem definido, mas não há uma pessoa, um nome a ser responsabilizado por mobilizar todos os esforços necessários para alcançar a meta, de quem você irá cobrar? Assim, nomear um responsável direto é indispensável (Responsible). Por fim, é necessário definir um prazo para que a meta seja atingida, o que irá ajudar a montar um cronograma com as ações encadeadas na linha de tempo (Time bound). Se você vê tudo isso em sua meta, é por que ela está bem definida. É uma meta SMART (Specific, Measurable, Actionable, Responsible, Time bound).

Não deixe a vida te levar

Apesar de tudo isso parecer fazer sentido, é muito comum ver nas empresas a turma do "deixa a vida me levar", que fazem campanha para desacreditar da necessidade de se estabelecer metas. Nessa hora, somente o time de vendas recebe metas, por que é óbvio que eles precisam ter, enquanto o restante da empresa vive conforme sopra o vento. Não deveria ser assim. Cada um deveria receber uma meta que contribua com uma meta geral do setor ou da empresa. Na nossa pizzaria, o pessoal que anota os pedidos no sistema irá solicitar a implantação de formas mais fáceis e menos sujeitas a erro na hora de captar o pedido do cliente. Do outro lado, a pessoa responsável por lidar com o fornecedor do sistema irá negociar essas mudanças e acompanhar até sua efetiva implantação. O time de marketing irá medir periodicamente a satisfação do cliente, propondo meios eficazes, simples e baratos para fazer isso, e executando a pesquisa de satisfação periodicamente. Assim, você terá desdobrado a meta de 90% de satisfação dos clientes, e convocado a todos para colaborar para alcançá-la. Talvez por isso hoje em dia se chame os funcionários de uma empresa de colaboradores.

Dê sentido ao trabalho de todos

Seguindo essas dicas, você terá mais chance de que cada colaborador tenha compreendido o que deve fazer de forma individual, para que o todo funcione. Isso dará, inclusive, mais sentido ao trabalho deles.

Sandro Gomes é sócio-diretor da CrossVision – Consultoria e Assessoria em Gestão de Negócios e Marketing

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