Olhar para os nichos de mercado é uma forma de identificar oportunidades de negócio. São segmentos muitas vezes fora do centro das atenções, mas que representam um bom potencial. Assim, atende-se a um público de maneira dedicada em suas necessidades específicas. Afinal, você não gosta de encontrar algo feito sob medida para você? E quem se dedica a atender a esses nichos, acaba ganhando seu reconhecimento, alcançado pelos esforços de elaboração de uma oferta, nem sempre fáceis de imitar. Vejamos as mulheres de terceira idade, ou como dizemos hoje, de melhor idade. As mulheres são personagens importantes na decisão de compra, participando ativamente, e muitas vezes decidindo as compras das famílias. E como uma empresa poderia oferecer algo sob medida para elas?
Mulheres na melhor idade
Uma pesquisa realizada pela Diferencial Pesquisas em parceria com a FAE Business School no início desse ano abordou mulheres curitibanas de classe média na melhor idade. O intuito era compreender o significado da beleza nessa idade, e as necessidades em relação a isso. Identificou-se que, em geral, essas mulheres sentem-se realizadas e felizes, e tem necessidade de afirmar isso. Sentem que cumpriram seus objetivos iniciais, e possuem alguns outros para essa fase, principalmente envolvendo a família. Querem manter-se ativas, com atividades físicas e trabalhos sociais, viajando e aproveitando a vida. Há uma liberdade conquistada, que as fazem se sentir livres para fazer o que querem, dedicando-se a elas mesmas.
Estão aí boas dicas para as empresas oferecerem experiências nesse sentido, pois essas mulheres representam cerca de 12% da população feminina, o que equivale a 11 milhões de pessoas no Brasil. É um potencial para produtos de beleza, vestuário e turismo, para citar alguns exemplos. O gasto médio mensal gira em torno de R$ 110 com produtos de beleza, comprados preferencialmente em farmácias e em lojas especializadas, seguidos por consultoras de beleza.
A beleza na melhor idade
Essas mulheres consideram cuidar da beleza mais importante do que quando tinham 30 ou 40 anos, por ser necessário maior esforço para se obter os resultados desejados. Junte-se isso ao fato de terem mais tempo para si mesmas, e temos aí uma boa combinação para o consumo de produtos e serviços de beleza. Quanto aos produtos, querem que tenham aspectos funcionais mais adequados à idade, como um maior poder de hidratação, capacidade de firmar a pele em áreas sensíveis, e xampus antiqueda e tonalizantes. Entre os produtos mais usados estão os tradicionais hidratantes faciais e corporais, protetor solar e a maquiagem, mas destaca-se a tintura de cabelo, usada por 70% das entrevistadas.
É curioso perceber que acabam comprando produtos comuns, apesar de reconhecerem suas necessidades diferenciadas, pois não conseguem identificar produtos voltados para elas. Por isso, muitas vezes recorrem às farmácias de manipulação para obter o que desejam.
Sandro Gomes é sócio-diretor da CrossVision Consultoria e Assessoria em Gestão de Negócios e Marketing
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