Pontos de destaque

Para ter uma boa declaração de missão é melhor pensar para que ela serve e como será usada na prática.

Refletir sobre a declaração de missão de sua empresa é deixar claro o seu propósito, seu motivo de existir.

Construa uma declaração de missão que seja orientada ao mercado e assuma um papel prático em seu negócio.

CARREGANDO :)

Segue o ano e entramos no último trimestre tendo ainda um segundo turno da eleição presidencial pela frente. É preciso buscar fôlego para enfrentar essa reta final do ano e preparar-se para 2015, esperando que seja melhor. Talvez um bom exercício para esse final de ano seja trabalhar sobre a declaração de missão da sua empresa. Caso já possua, pode ser ocasião de refletir novamente sobre ela. Caso contrário, essa pode ser uma ocasião para criar uma declaração de missão que faça você entrar em 2015 com um melhor direcionamento e um novo frescor. É isso que faz uma declaração de missão para uma organização. Dá a direção a ser seguida de maneira clara, sucinta e bem refletida sobre os rumos do negócio. Mas uma declaração de missão traz em si muita reflexão e trabalho para se chegar a algo que inspire e se deseje seguir de verdade. Você quer fazer a declaração de missão de sua organização?

Publicidade

Como deve ser

Para saber como deve ser sua declaração de missão é melhor pensar para que ela serve e como será usada na prática. Se for algo que todos na organização possam lembrar com facilidade, ela deve ser curta o suficiente para ser dita de bate pronto. Outra característica importante é ser inspiradora, de modo que incentive as pessoas a usarem todo seu poder criativo e vontade na busca de soluções que alavanquem o negócio. Quando Stephen Covey diz, referindo-se à declaração de missão pessoal, que esta é uma proclamação daquilo que você é, pode-se pensar que, para as organizações, não é diferente. Assim, a declaração de missão de sua empresa deve responder diretamente a seguinte pergunta: por que nossa organização existe? Ou seja, refletir sobre a declaração de missão de sua empresa é deixar claro o seu propósito.

Missão na prática

Segundo o professor Vicente Falconi, uma empresa é um conjunto de pessoas que existe para facilitar a vida de outras pessoas. Sendo assim, cabe a você se fazer as seguintes perguntas: a quem estamos servindo? Como estamos facilitando a vida de nossos clientes? Por que nossos clientes compram de nós? Respondendo a essas perguntas, você terá elementos que ajudarão a construir uma declaração de missão que será orientada ao mercado e assumirá um papel prático em seu negócio. Afinal, é assim que você quer ser lembrado pelo seu cliente.

A missão é de todos

Publicidade

Por fim, é preciso observar tudo isso e criar a sua declaração de missão. Mas como? Envolva as pessoas, por exemplo, pedindo respostas às perguntas aqui colocadas, coletando essas respostas da forma mais adequada. Você receberá uma ótima contribuição, acredite! Envolva suas lideranças, coloque as informações todas juntas e ainda alguns exemplos de boas declarações de missão de outras empresas. Coloque as ideias mais importantes em pedaços de papel (post-it), de modo a ordená-las e reordená-las com facilidade. Faça alguns ciclos de discussão, dê dias de intervalo entre um e outro, e por fim chegue a uma ótima declaração de missão. Aquela que todos irão se orgulhar e seguir.

Dê sua opinião

O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.