pontos de destaque
  • Qual o mecanismo de comunicação que você acha mais eficaz para conseguir um retorno de seus clientes ou colegas?
  • Nas comunicações dentro do ambiente de trabalho, os principais mecanismos para se obter um retorno são o e-mail (93%), telefone (83%) e celular (72%) nessa ordem.
  • Dentre as redes sociais, o Linkedln é o preferido, e também o que tem maior chance de se obter uma resposta para comunicações de negócio.
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Atualmente muitos são os mecanismos para comunicação entre as pessoas, e todos nós somos impactados pelos mais variados canais, como celulares, e-mail, redes sociais e tantos outros, o dia todo. Acabamos dividindo nossa atenção entre todos, mas temos aqueles que preferimos e diante dos quais damos respostas mais rapidamente. Os negócios dependem de uma comunicação efetiva para que se desenvolvam, seja na comunicação interna entre as pessoas para evoluírem em suas atividades ou com clientes e fornecedores.

Qual o mecanismo de comunicação que você acha mais eficaz para conseguir um retorno de seus clientes ou colegas? Foi para responder a essa pergunta-chave, e algumas outras, que a consultoria americana InsideSales realizou em 2013 uma pesquisa com 180 profissionais de televendas. O intuito era fornecer uma visão sobre como maximizar a efetividade da comunicação de negócio. Para ter uma ideia do tipo de tendência observada, considere que 81% das pessoas declararam ter recebido comunicações de negócio pelo Twitter, mas apenas 10% disseram que provavelmente responderiam a uma comunicação por essa via.

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Você vai me responder?

Os entrevistados foram estimulados a avaliar a probabilidade de responder a uma comunicação de negócio, escolhendo entre encontros pessoais, e-mail, mensagem de voz, chat online, mensagem de texto, vídeo-chat, telefone, celular, fax, Facebook, LinkedIn e Twitter, distinguindo entre as mais efetivas quando se está no ambiente de trabalho e quando fora. A pesquisa concluiu que nas comunicações dentro do ambiente de trabalho, os principais mecanismos para se obter um retorno são o e-mail (93%), telefone (83%) e celular (72%) nessa ordem. E a razão disso é relativamente simples, pois esses são os mesmos três mecanismos de comunicação mais utilizados quando se está no trabalho. Porém, a comunicação de negócio mais efetiva quando se está fora do ambiente de trabalho são as mensagens de texto e celular (ambos com 75%), ficando o e-mail em terceiro lugar nesse caso (65%).

E as redes sociais?

A pesquisa mostra que, de um modo geral, as redes sociais não são as vias preferidas para se receber comunicação de negócios e também não são as mais prováveis de se obter uma resposta. Entretanto, entre aqueles que utilizam esse tipo de mecanismo, o LinkedIn é o preferido e também o que tem maior chance de se obter uma resposta, conforme 40% dos pesquisados. Facebook e Twitter ficam com patamares bem inferiores em ambos os casos e com níveis próximos entre si, mostrando-se pouco efetivos para comunicação de negócios.

Saber os mecanismos de comunicação mais efetivos para se obter uma resposta das outras pessoas em suas relações de negócio, configura-se em uma vantagem, quando se está disputando sua atenção com tantos outros. Adicione-se a isso, o fato de que a boa comunicação é reconhecida como um dos principais desafios no mundo corporativo e você verá que essas informações podem fazer a diferença em uma abordagem de vendas ou na disputa da atenção de um colega para uma atividade ir à frente.