Em nosso querido Brasil, o que não faltam são emoções. As instabilidades do mercado de trabalho são grandes, e as recorrentes crises aumentam as incertezas, como no momento atual. Qualquer um que tenha a mínima pretensão de gerenciar sua própria carreira profissional, por melhor que seja, pode levar uma rasteira e perder o rumo. Ou mesmo que não tenha levado essa rasteira, pode se pegar pensando: “O que estou fazendo aqui? Por que me meti nisso?”. Fazer o quê nessas horas? Onde se amparar? Em você mesmo! Sim, somente você sabe o que é melhor para você e sua família. Outras pessoas podem apenas ajudá-lo nos questionamentos a se fazer, mas as respostas vêm de você mesmo. Primeiro para estabelecer referenciais seguros, e depois os novos caminhos aparecem como consequência. Acredite, você é a solução!

CARREGANDO :)

Visite a você mesmo...

Nesses momentos incertos, onde você não sabe exatamente o que quer fazer, e que caminho seguir, a primeira sábia decisão é visitar a você mesmo. Refletir sobre seus princípios e motivações, e sobre eles redefinir seus objetivos profissionais e pessoais. Isso é o que aconselha o artigo publicado no início desse mês pela Wharton Magazine com o título “Ponderando sobre suas escolhas de transição de carreira”, revista editada pela renomada escola de negócios americana Wharton, da Universidade da Pensilvânia. O artigo pondera que, para cada um de nós, o tempo é um recurso não renovável, o qual não sabemos do quanto dispomos. Assim, é melhor aproveitá-lo em algo que seja o melhor para nós mesmos. E dispor bem do tempo é aplicá-lo em algo em sintonia com nossos princípios e motivações.

Publicidade

...e se questione.

Descobrir seus princípios, valores e motivações não é trivial, mas nada tão complexo. Como você define o sucesso? A resposta te dará boas indicações disso. Outras perguntas na sequencia poderiam ser: Em que ocasiões você sentiu que tudo ia muito bem? Nessas ocasiões você havia se guiado pelos seus valores? Você deseja permanecer com esses valores na próxima etapa de sua vida? A partir das respostas, será possível identificar referências mais seguras sobre o que você realmente valoriza na vida, e sobre isso ganhar uma nova perspectiva para tomar melhores decisões sobre seus novos caminhos. Então pergunte-se: Quais são os possíveis caminhos para alcançar esse sucesso? Quais caminhos apresentam melhores probabilidades ou condições? Isso provavelmente dará a você mais confiança para estabelecer objetivos e agir.

Indo mais no detalhe.

Que decisões e ações o levaram para os melhores momentos de sua carreira? E para os piores? Analisar e aprender com das experiências passadas, podem ajudar a coletar detalhes mais concretos sobre a qualidade de suas decisões. Como você define seus objetivos de vida? E as prioridades de curto e longo prazo? Os seus objetivos de agora estão alinhados com o sucesso desejado e seus caminhos mais promissores? Após refletir e chegar a respostas para essas perguntas, é provável que você se sinta renovado e mais seguro sobre a maneira que deseja utilizar seus talentos e experiência, e também seu tempo.

Ainda segundo o artigo, de vez em quando é saudável rever valores e redefinir objetivos, especialmente em momentos de transição. Mudanças fazem parte da vida, e quando vem acompanhadas de incertezas e calafrios, é preciso tirar proveito desse desconforto para olhar para a vida sob uma nova perspectiva, guiados por nossos princípios e valores. Bons ventos o levem!