Existe um abismo entre o olhar oriental e ocidental no mundo dos games. Enquanto nos EUA e Europa jogos de tiro em primeira pessoa e de esportes costumam dominar a lista dos mais vendidos, no Japão RPGs, Puzzles e simuladores de robôs e monstros recebem muito mais atenção dos consumidores. Os rankings de vendas comprovam a afirmação toda semana. Por isso, é comum que muitos títulos lançados em terras nipônicas nunca chegar de forma oficial para os lados de cá. Dá para importar, mas será preciso enfrentar a barreira da linguagem para conseguir entender o que se passa na tela. Mas há as exceções, como Catherine, que, mesmo mantendo todos os padrões para agradar ao pitoresco gosto de um público específico, rompeu barreiras e ganhou lançamento mundial.
Catherine pode ser definido como uma união de simulador social e quebra-cabeça conduzido por um "anime", com boas doses de insinuações sexuais. Não é um jogo padrão, de fácil digestão. Recomenda-se testar a versão de demonstração antes de investir alguns reais.
O enredo principal conta a história de Vicente, um engenheiro que leva uma vida medíocre e sem grandes sobressaltos. Seus sentimentos entram em colapso quando a namorada Katherine (com "K") começa a fechar o cerco para que os dois se unam oficialmente. A ideia de casamento causa pânico em Vicente. As coisas pioram ainda mais quando ele conhece Catherine (agora com "C") e volta a praticar a arte do flerte.
Em paralelo, a cidade enfrenta uma série de assassinatos envolvendo sonhos, no estilo "Hora do Pesadelo". Vicente rompe a barreira da realidade e começa a enfrentar desafios durante suas madrugadas.
A jogabilidade é dividida basicamente entre os dois mundos. O desperto é basicamente um Second Life, com interação com outros personagens em bares e outros lugares públicos. Quando desacordado, Vicent é jogado numa espécie de limbo no qual precisa descobrir como se manter vivo. O jogo vira um quebra-cabeça. O jogador deve escalar e movimentar blocos até chegar um ponto específico do cenário, onde há a salvação. Precisa ainda se livrar de uma espécie de ovelhas humanoides. A confusão vai aumentando conforme o relacionamento com Catherine vai se estreitando.
Numa referência à culpa da infidelidade usando signos orientais.
Entre estes dois cenários, Vicent ainda tem que enfrentar uma espécie de confessionário com perguntas íntimas. As respostas dadas pelo jogador influenciam na personalidade do personagem, que vai sendo moldada e altera os desfechos da trama.
Tanta mistura de gêneros deixa o jogo com uma difícil classificação e muito mais interessante. Também ajuda a aproximar o olhar de dois públicos tão distintos, mesmo que com um certo atraso. Catherine só foi lançado nos EUA seis meses depois do Japão. A Europa só receberá uma versão em 2012.