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Ficha técnica

Catherine

Plataforma: X360 e PS3

uCategoria: Quebra-cabeça

Preço: R$ 160

Pró: Boa união de diversos gêneros

Contra: Multiplayer desnecessário

CARREGANDO :)

Notas

Xbox nacional

A Microsoft anunciou na semana passada o início da produção do Xbox 360 no Brasil. Com isso, o console terá queda no preço e será vendido oficialmente a R$ 799 na versão mais básica, com 4 GB de memória interna. O kit mais completo, com Kinect, que continuará a ser importado, e HD de 250 GB passa a custar R$ 1.399. Segundo o comunicado, a fabricação será feita em Manaus com produção estimada de 17 mil peças por semana.

Arrasa-quarteirão

Gears of War 3, exclusivo para Xbox 360, vendeu mais de 3 milhões de cópias somente na semana de estreia, de acordo com informações do diretor de conteúdo da Xbox Live, Larry Hryb. Se confirmados os dados, este seria o título com maior sucesso comercial do ano, com arrecadação em torno de US$ 1 bilhão. Mas sempre tem a série Call of Dutty no fim do ano para quebrar todos os recordes.

Reformulação da Home

A Sony prepara uma forte renovação na estrutura da Playstation Home, espécie de simulador 3D de redes sociais exclusivos para usuários do Playstation 3. Até o fim do ano a empresa promete lançar a atualização 1.55 que trará entre as principais novidades mudanças significativas nos menus e uma espécie de relatório de atividades desde a última conexão, algo parecido com a "timeline" do Facebook. Também haverá melhorias cosméticas, como novo esquema de cores e descrição dos itens do cenário.

Personagem precisa responder a perguntas íntimas durante o jogo. Respostas moldam sua personalidade

Existe um abismo entre o olhar oriental e ocidental no mundo dos ga­­mes. Enquanto nos EUA e Eu­­ropa jogos de tiro em primeira pessoa e de esportes costumam dominar a lista dos mais vendidos, no Japão RPGs, Puzzles e si­­muladores de robôs e monstros recebem muito mais atenção dos consumidores. Os rankings de vendas com­­provam a afirmação toda semana. Por isso, é comum que muitos títulos lançados em terras nipônicas nunca chegar de forma oficial para os lados de cá. Dá para importar, mas será preciso enfrentar a barreira da lin­­guagem para conseguir en­­ten­­der o que se passa na tela. Mas há as exceções, como Ca­­the­­­ri­­ne, que, mesmo mantendo to­­dos os padrões para agradar ao pitoresco gosto de um público específico, rompeu barreiras e ganhou lançamento mundial.

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Catherine pode ser definido como uma união de simulador social e quebra-cabeça conduzido por um "anime", com boas do­­ses de insinuações sexuais. Não é um jogo padrão, de fácil digestão. Recomenda-se testar a versão de demonstração antes de investir alguns reais.

O enredo principal conta a história de Vicente, um engenheiro que leva uma vida medíocre e sem grandes sobressaltos. Seus sentimentos entram em colapso quando a namorada Katherine (com "K") começa a fechar o cerco para que os dois se unam oficialmente. A ideia de casamento causa pânico em Vicente. As coisas pioram ainda mais quando ele conhece Cathe­­rine (agora com "C") e volta a praticar a arte do flerte.

Em paralelo, a cidade enfrenta uma série de assassinatos en­­volvendo sonhos, no estilo "Hora do Pesadelo". Vicente rompe a barreira da realidade e começa a enfrentar desafios durante suas madrugadas.

A jogabilidade é dividida basicamente entre os dois mundos. O desperto é basicamente um Second Life, com interação com outros personagens em bares e outros lugares públicos. Quando desacordado, Vicent é jogado numa espécie de limbo no qual precisa descobrir como se manter vivo. O jogo vira um quebra-cabeça. O jogador deve escalar e movimentar blocos até chegar um ponto específico do cenário, onde há a salvação. Precisa ainda se livrar de uma espécie de ovelhas humanoides. A confusão vai aumentando conforme o relacionamento com Cathe­­rine vai se estreitando.

Numa referência à culpa da infidelidade usando signos orientais.

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Entre estes dois cenários, Vicent ainda tem que enfrentar uma espécie de confessionário com perguntas íntimas. As respostas dadas pelo jogador influenciam na personalidade do personagem, que vai sendo moldada e altera os desfechos da trama.

Tanta mistura de gêneros deixa o jogo com uma difícil classificação e muito mais interessante. Também ajuda a aproximar o olhar de dois públicos tão distintos, mesmo que com um certo atraso. Catherine só foi lançado nos EUA seis meses depois do Ja­­pão. A Europa só receberá uma versão em 2012.