Quer se tornar um lutador de Artes Marciais Mistas (MMA)? Então comece desligando o videogame e corra para uma academia. Sempre dá tempo. Gosta de luta mas a preguiça o impede de sair do sofá? Talvez uma boa saída seja UFC Personal Trainer, jogo lançado para Wii, Playstation 3 e Xbox 360 que promete divertir e queimar algumas calorias com exercícios que, em teoria, são usados pelos lutadores profissionais. É mais um título para engrossar a linha dos jogos "fitness" EA Sports Active e Your Shape: Fitness Evolved, entre os mais conhecidos.
É recomendado se preparar antes de começar a desfrutar algumas horas diárias de malhação. A melhor versão é a que usa a dupla Xbox 360 e Kinect. Para isso, o jogador precisar de um bom espaço na sala, ou corre o risco de acabar chutando a televisão. Com o Kinect, os movimentos são muito mais livres do que os permitidos pelos controles do PS3 e do Wii. Lembre-se de que é um jogo para se queimar calorias e, consequentemente, as mãos ficarão suadas e podem danificar os joysticks. As recomendações de academias também continuam valendo: se alimente, mantenha o local arejado e tire os animais de estimação do entorno.
O jogo é bem didático e foi pensando para atingir dos mais sedentários dos seres até aquelas pessoas que costumam movimentar os ossos rotineiramente. Os níveis são divididos em iniciante, intermediário e avançado. A dificuldade avança conforme a melhora no desempenho. São três tipos de modalidades: exercícios anaeróbicos para aumentar a massa muscular, exercícios para perder peso e séries para aumentar a resistência cardiovascular. Dentro de um programa escolhido, há opções de "exercícios" e de "atividades", quando há treinamento específico para aprender golpes.
Na verdade, UFC Personal Trainer não tem quase nada de jogo (só pequenos desafios). É uma versão moderna daqueles vídeos em VHS que ajudavam as donas de casa a se manter em forma. A diferença é que, com a ajuda do Kinect, o computador consegue capturar o desempenho e criar uma planilha de exercícios para programas com duração de até 60 dias. Não basta apertar play, tem de participar.
Tudo planejado é hora de suar. E funciona. Passei 2 horas jogando e posso afirmar: não tem moleza. Vale ressaltar que o tempo gasto neste teste foi maior do que a minha carga anual de exercícios. E, por mais tolo que possa parecer, em algum momento fiquei com a sensação de que aumentei minha expectativa de vida por algumas horas. O grande problema é que os treinadores, com avatares de Cain Velasquez e o brasileiro Demian Maia, não ajudam a corrigir a postura. Caso esteja fazendo um exercício de forma errada, o jogador só descobrirá quando resolver romper as barreiras e cair numa academia real. E há movimentos realmente complicados para se fazer. Além disso, o jogo costumeiramente não consegue identificar com precisão os movimentos, o que acaba gerando uma certa frustração.
UFC Personal Trainer também serve como um tutorial de golpes de MMA, não para usá-los na rua, o jogo não faz mágica ainda, mas pelo menos para assistir às lutas profissionais com mais conhecimento de causa, sabendo identificar melhor os movimentos dos lutadores, principalmente no chão, quando as câmeras não conseguem captar todas as nuances. Quando desligar o videogame, no mínimo algumas gorduras localizadas terão se transformado em suor.