Dicas
- Quando algo der errado, reflita sobre a sua parcela de culpa e assuma a responsabilidade, caso você seja o culpado;
- Pondere sobre as coisas que poderiam ter sido feitas de forma diferente e esforce-se para não cometer os mesmos erros da próxima vez;
- Se ainda der tempo, corrija os erros;
- Cuide para que você não passe aos outros uma imagem de desleixo. Uma coisa é errar tentando acertar, outra é falhar por ser desatento;
Você ousa dizer que nunca errou? Tenho certeza de que não, pois todos nós, sem exceção, já fizemos algo ou tomamos alguma atitude falha. Há quem diga, inclusive, que quanto mais erramos, mais experientes ficamos, pois falhar nos dá a chance de entender os motivos que nos levaram ao fracasso, proporcionando-nos a chance de acertar nas próximas vezes. Em nossa trajetória profissional, erramos inúmeras vezes. E, são esses erros que nos permitem crescer profissionalmente e formar quem somos. Não é à toa que muitas empresas preferem colocar em seus cargos de confiança e de estratégias pessoas com uma idade mais avançada, pois esses já erraram o suficiente para saber o que é ideal para uma empresa.
Antes de continuar, preciso dizer que não vim aqui hoje para defender aos que erram sempre. Acredito que precisamos apenas ter a consciência de que ninguém sabe tudo e muito menos é dono da verdade. Todos podemos errar. Porém o que precisa estar certo para todos é que a busca pelos acertos precisa ser constante. Quanto mais buscamos acertar, menos erramos. Porém, se o contrário acontece, não há porque se martirizar.
Aliás, quem tem medo de errar acaba deixando de lado a busca pela inovação. O medo, seja ele de que natureza for, sempre nos prejudica de alguma forma. Por causa dele, tememos nos arriscar e, para criar, precisamos, indubitavelmente, assumir riscos. Quando o erro é proveniente de tentativas de acertos, ele até pode ser justificável. O que não pode acontecer é uma sucessão de falhas causadas por desleixo, descaso etc. Erros desse tipo são injustificáveis e inaceitáveis, afinal, falhar acarreta atrasos, aumento de custos e uma série de outros problemas que poderiam ser evitados se houvesse um cuidado maior com o que fazemos.
Por isso sugiro que, ao constatar uma falha, reflita sobre sua parcela de culpa. Precisamos ser honestos ao assumir a responsabilidade sobre uma situação mal- sucedida. Não adianta buscar culpados, ou apontar falhas alheias para encobrir as suas próprias. A partir do momento em que se assume uma falha, fica mais fácil entender quais foram os motivos que ocasionaram seu insucesso. Sabendo desses motivos, podemos nos policiar para não cometê-los novamente. É daí que vem o ditado "é errando que se aprende". Se cada um de nós percebesse nossas próprias falhas como oportunidades de aprender e se desenvolver, certamente, perderíamos o medo de tentar coisas novas. Isso vale para qualquer coisa da vida, aliás. Não se aplica apenas ao nosso universo profissional.
Porém não nego que existem algumas maneiras de evitar algumas mancadas. Um deles é agir sempre com calma. É fundamental que cada ação, seja ela nova ou rotineira, seja pensada, planejada e cuidada com dedicação. É preciso ter amor pelo que fazemos. Planejando nossas ações, ficamos menos vulneráveis e mais certos do que precisamos fazer para levar um projeto adiante. Fundamental também é ter disciplina. As pessoas que conseguem estipular um processo e segui-lo, sem dúvida, conseguem melhores resultados que aqueles que não se planejam direito.
Outra coisa extremamente necessária é aprender a se comunicar. O profissional que não sabe se expressar tem uma vida útil muito pequena dentro das empresas hoje em dia. E, saber se comunicar abrange várias condições da comunicação: falar corretamente e de forma que o interlocutor compreenda o que é dito; cuidar da linguagem corporal, para que ela não denuncie o oposto do que você quer dizer; saber ouvir o que os outros dizem e respeitar as opiniões alheias. E, quando digo respeitar as opiniões alheias, refiro-me, inclusive, sobre ponderar sobre essas opiniões. Infelizmente, conheço muitos profissionais que acreditam apenas em seus conhecimentos, sem considerar o fato de outras pessoas (subordinados, inclusive) terem também boas ideias.
Por fim, eu diria que o segredo do sucesso é ter humildade para reconhecer que não somos perfeitos e que podemos sim errar. Assumindo nossas próprias falhas diante de todos e de nós mesmos, tornamo-nos pessoas melhores. Se você errou, aproveite a chance para mostrar que está disposto a corrigir suas falhas e, principalmente, a aprender e não cometê-las nunca mais.
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Teste
Você aprende com seus erros?
1. Você cometeu um pequeno erro, sem grandes consequências:
a) Nem dá bola.
b) Analisa sua atitude para evitar problemas maiores no futuro.
2. Você tomou uma decisão no trabalho sozinho que não deu certo:
a) Fica quietinho, pois ninguém sabe que foi você.
b) Avisa que o erro foi seu e busca corrigir.
3. Já é o terceiro mês que você entrega um relatório ao seu chefe com o mesmo erro:
a) Você pensa: "Não consigo acertar isso".
b) Você percebe que existe uma dificuldade que você deve trabalhar urgentemente.
4. Um subordinado seu comete um erro e você é repreendido pelo seu superior. Você:
a) Explica para seu chefe que a culpa é daquele colaborador.
b) Assume a responsabilidade, afinal um erro de sua equipe é um erro seu também.
5. Você repassa uma informação estratégica para sua equipe e é repreendido pela sua chefia:
a) Acha um absurdo, afinal são pessoas da empresa e não tem porque esconder a informação delas.
b) Procura entender o porquê foi repreendido e da próxima vez consulta seu chefe antes de repassar informação semelhante.
6. Você costuma repetir com frequência o mesmo erro. Você:
a) Pede desculpas e até acha graça pela frequência.
b) Nota que precisa estar atento a essa questão e procura ajuda.
7. É comum você cometer falhas por distração:
a) Sim.
b) Não.
8. Você se esqueceu de realizar um pagamento que gerou uma multa.
a) Paga no dia seguinte, depois inventa uma desculpa para o seu chefe.
b) Conta para o seu chefe o erro e procura negociar uma solução.
9. Você repreendeu um colaborador e depois descobriu que o erro não era dele.
a) Deixa pra lá.
b) Pede desculpas.
10. Você cometeu um erro decorrente de um desconhecimento do processo:
a) Reclama para seu chefe que não tinha como acertar mesmo.
b) Desculpa-se e pede orientações para não repetir o mesmo erro.
É terrível errar, não? E a melhor alternativa é ficar na sua para não ter problemas, certo? Se você pensa assim provavelmente você marcou na maioria das questões, a alternativa "a". Cuidado, omissão e repetição do erro podem resultar em demissão.