Grandes empresas possuem dentro de sua estrutura organizacional áreas de apoio muito bem definidas. As áreas relacionadas à comunicação, por exemplo, são algumas delas. Acredito que um dos fatores que mantêm essas empresas no posto de grandes são justamente essas áreas. Porém, muitas pequenas empresas infelizmente não possuem essa visão e, por isso, acabam deixando de lado. Algumas terceirizam (o que é muito bom, desde que dentro de casa haja alguém responsável pela coordenação do trabalho terceirizado), outras nem mesmo destinam um profissional para cuidar dessas questões. Falo hoje para os pequenos empresários sobre o endomarketing, que une princípios da área de Recursos Humanos com as técnicas do Marketing.
Como o próprio nome diz, é o marketing feito para dentro da empresa, ou seja, para os funcionários. Para que uma empresa seja bem sucedida, ela precisa não só convencer ao mercado que o que ela vende é bom, mas, principalmente, convencer seus próprios colaboradores. É uma lógica muito simples, se um funcionário não acredita na empresa e no serviço/produto que ela oferece, ele acaba fazendo seu trabalho de qualquer jeito, sem dar valor à qualidade naquilo que faz. Não se importa com o resultado, já que acredita que isso não afetará o mundo lá fora: "O produto não é bom mesmo!"
É aí que entra o endomarketing. É uma forma de convencer o público interno que aquela empresa é boa para se trabalhar e que o produto/serviço que ela oferece é o melhor do mercado. Pelo ponto de vista dos Recursos Humanos, são criadas ações para beneficiar os funcionários de alguma maneira. Pode ser financeiramente, com melhores condições de trabalho, com conscientizações pertinentes a eles ou qualquer assunto que a empresa julgue necessário enfatizar.
Uma coisa é fato, à medida que a empresa se volta para as necessidades de seu corpo funcional, quem sai ganhando no final é a própria empresa. Um funcionário satisfeito prefere fazer o melhor trabalho possível, para que possa continuar trabalhando na empresa, já que essa será a sua vontade. O endomarketing é muito mais do que a comunicação interna da empresa, como erroneamente muitas pessoas acreditam. Pelo contrário, a comunicação é o fim do processo, a hora em que todos precisam ser informados de uma nova campanha.
Para isso, pense da seguinte maneira: toda ação feita para fora, deve ser feita de forma semelhante para dentro. Por exemplo, ao pensar numa campanha de Natal e nos brindes que serão distribuídos aos clientes, é preciso também pensar no que será feito para presentear os funcionários. Eles também merecem.Porém, endomarketing não se refere apenas às datas especiais. Campanhas de conscientização podem ser criadas a todo o momento, basta que ela faça algum sentido aos colaboradores de uma empresa. Um exemplo clássico é o de redução de custos com alguma coisa que vem sendo apontada como acima da média. O marketing interno servirá como ferramenta para mostrar aos colaboradores o porquê da necessidade de redução naquele quesito, assim como apontar a forma ideal de alcançar essa redução.
Para o sucesso de uma campanha interna, entretanto, é preciso que toda a empresa compre a ideia. De nada adianta tentar atingir a equipe operacional, se os gestores dessa equipe não participarem também. Todos precisam estar envolvidos, senão nada fará sentido pra ninguém.
Por isso, se a sua empresa ainda não possui uma área responsável por ações de endomarketing, sugira isso a seu chefe. Com ações pontuais é possível não só melhorar a percepção dos funcionários em relação à empresa, como outra infinidade de coisas. Implante e confira.
Mande sua história para coluna@debernt.com.br e veja nossas oportunidades em twitter/debernt.
* * * * *
TESTE
Marque as ações que sua empresa desenvolve:
1. ( ) Atividades de integração de funcionários como festas em datas comemorativas, competições esportivas, passeios, reuniões de integração entre departamento, entre outros.
2. ( ) Descontos ou oportunidades de conhecer em primeira mão os produtos que a empresa lança.
3. ( ) Canal direto de comunicação com a direção da empresa, onde todos os colaboradores têm acesso e recebem retorno.
4. ( ) Reconhecimento público das boas ideias ou grandes realizações de funcionários, equipes e/ou departamentos.
5. ( ) Comunicação de forma clara os resultados financeiros, tanto os positivos ou negativos.
6. ( ) Capacitação da equipe, seja através de treinamentos internos, incentivos para estudo, participação em eventos e congressos.
7. ( ) Meios de comunicação interna que promovem transparência sobre os objetivos, estratégias e informações gerais da empresa.
8. ( ) Ações de voluntariado e campanhas de doações, envolvendo os colaboradores na melhoria da comunidade local.
9. ( ) Ações de aproximação da família do colaborador com a empresa: como festas, palestrar informativas, visitas à empresa, entre outras.
10. ( ) Participação da alta gestão em todos os eventos.
Se sua empresa adota parte destas ações (ou outras de valorização do colaborador), ela reconhece a importância de seus colaboradores e certamente deve colher os frutos de ter em sua equipe pessoas motivadas e orgulhosas de seu trabalho, da empresa e dos produtos que oferecem.