Entrevistas geralmente são ocasiões decisivas e, por vezes, carregadas de muito nervosismo. São momentos em que o entrevistado é o centro das atenções, e geralmente simbolizam também um marco para a carreira de muitos, pois pode representar um novo ciclo, o surgimento de novas oportunidades, novas conquistas, ou até mesmo um recomeço profissional.
No artigo de hoje, abordarei algumas verdades e dicas sobre entrevistas de emprego e também sobre a postura ideal que um entrevistador precisa ter para que uma entrevista seja considerada um processo indubitável para a captação dos talentos corretos.
Dicas para o candidato
Para o entrevistado, posso listar alguns fatores que farão a diferença no momento da entrevista. Em primeiro lugar, o profissional precisa buscar o autoconhecimento. É preciso ter objetivos de vida e carreira definidos, descobrir seus diferenciais, traçar um plano de carreira, por exemplo. Já falei sobre isso na Coluna Talento em Pauta anteriormente e a considero essencial para a conquista dos objetivos profissionais.
Em seguida, está a elaboração do currículo. Nesta etapa, o segredo é fazer com que esse material seja interessante e atrativo o bastante para que o entrevistador queira saber mais a seu respeito. Dessa forma, elabore um currículo como uma estratégia de marketing pessoal e não somente como um resumo de suas qualificações o que a maioria das pessoas faz erroneamente.
Conhecer bem a empresa almejada também é essencial. Porém, que informações devem ser buscadas? Aqui vão algumas: a localização da matriz e das filiais, o porte, faturamento, número de funcionários, seus produtos e serviços, há quanto tempo a organização está no mercado (nacional e mundial) e outros assuntos correlatos que possam ser interessantes para saber qual a situação da empresa ou do segmento atualmente, como informações de economia, por exemplo. Hoje, na era da informação, é facílimo descobrir todos esses dados e muito mais, então porque não dedicar um tempo para conhecer melhor a empresa contratante?
Existem vários modelos de entrevista, porém a mais utilizada é a entrevista por competências. O foco desta entrevista é avaliar as competências técnicas e comportamentais do candidato. Neste modelo, usam-se perguntas situacionais, isso é, perguntas relacionadas a situações vivenciadas pelo candidato para conhecer seu lado comportamental e suas habilidades sociais perante algumas circunstâncias do dia dia. Essas entrevistas fogem do modelo em que os funcionários são escolhidos apenas pela sua competência técnica, ou seja, seu currículo. Além do mais, avaliar o potencial técnico de um funcionário não significa apenas verificar a existência de um diploma e, sim, analisar se o conhecimento adquirido ao longo do tempo pelo participante é adequado à função que irá exercer.
Postura do entrevistador
Para uma entrevista bem-sucedida, a postura do entrevistador também precisa ser adequada. Por exemplo, os candidatos ficam nervosos neste momento e é dever do entrevistador saber lidar com a situação e tranquilizar o entrevistado. Uma maneira de "quebrar o gelo" é usar uma excelente técnica chamada rapport, que nada mais é do que uma tática para criar uma atmosfera de confiança mútua e fazer com que o diálogo flua com ritmo e naturalidade. Podemos dizer que uma boa entrevista é aquela em que o entrevistado fala 70% do tempo e o entrevistador os demais 30%, sem que ela seja no formato de interrogatório e muito menos de um monólogo.
Outro fator que pode prejudicar a eficácia de uma entrevista é o possível preconceito que o entrevistador pode vir a ter. Por isso, o profissional deve se preocupar em não fazer julgamentos durante o processo seletivo e não deixar que eles exerçam influência pessoal na entrevista. O candidato deverá ser selecionado de acordo com a identificação com os valores da empresa e não da equipe selecionadora. Assim, é importante ter o escopo de requisitos técnicos e comportamentais bem definidos e ter a mente aberta para ouvir e observar todos os candidatos de modo abrangente e compará-los em uma métrica justa.
Dessa maneira, pontualidade, vestimenta adequada, cordialidade e simpatia também são alguns atributos necessários para que o entrevistador conquiste a confiança do candidato e, com isso, também deixe-o mais à vontade. Sobretudo, o profissional deve ser claro e objetivo ao fazer perguntas, pois esta é a principal ferramenta de trabalho em uma entrevista. É uma atividade que requer técnica, percepção e treinamento, por isso, é essencial ter funcionários bem capacitados para cumprir essa função estratégica dentro das empresas.