Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Talento em pauta

Parceria: a estratégia do futuro

Ao falar em estratégia de negócios, pensamos em como chegar mais facilmente a nossa clientela, como cativá-los e fidelizá-los para que nossa carteira de clientes esteja sempre gorda e saudável. Existem várias formas de fazer isso, criando táticas específicas de abordagens de acordo com as características de cada segmento. Porém, há uma situação que considero pertinente a qualquer tipo de negócio, seja ele formal ou informal. Refiro-me às parcerias, medida cada vez mais aderida por corporações de todos os segmentos. Afinal de contas, desde que nascemos nos acostumamos a exercer sociedades de vários tipos, com nossos irmãos, colegas de classe, pais, etc. Quando crescemos, viramos parceiros dos nossos amigos de faculdade, começamos a pensar em casamento e tornamo-nos cúmplices de nossos colegas de trabalho. Por que não, então, tornar nossa empresa parceira de outras companhias?Existem vários tipos de acordos que envolvem duas empresas no que diz respeito à forma com que uma poderá ajudar a outra na geração de negócios. Mas algumas características são consideradas fundamentais para o sucesso de uma parceria. Uma delas, diria que a principal, é a complementação que uma deve gerar à outra. E isso é muito óbvio, afinal, uma empresa não precisa se unir à outra se as duas oferecerem a mesma coisa, pois isso caracterizaria uma fusão e não uma parceria. Esse tipo de sociedade é feita para que um lado possa suprir os gaps do ou­­tro. A ideia é compartilhar experiências e trazer o conhecimento de fora para dentro, ampliando as chances de chegar e agradar os clientes.

Em minha empresa, por exemplo, somos totalmente a favor desse tipo de sociedade. Afinal, como diz o ditado, "a união faz a força" e reconhecemos que a empresa consegue ter uma melhor visibilidade se nos aliarmos a bons nomes, assim como nossos parceiros compartilham dessa ideia, julgando-nos merecedores do mesmo voto de confiança. Aliás, confiança é uma das palavras que melhor define a relação que deve ser cultivada entre empresas parceiras. Afinal, como permitir que uma empresa com pessoas diferentes, culturas organizacionais distintas e visão e valores díspares da sua, utilize o seu nome para gerar negócios? Isso só é possível a partir do momento em que ficam claras quais são as regras da sociedade. Sim, trata-se de uma sociedade e ambas as partes precisam ter direitos e deveres, de forma que as duas empresas poderão gozar de resultados positivos.

Já pensou em como seria infinitamente melhor se você pudesse oferecer a seus clientes mais benefícios, mesmo que sua empresa não seja detentora de todos eles. Por exemplo, uma companhia aérea que possui programas de milhagens, poderia oferecer também a seus clientes como bônus uma hospedagem mais barata, caso seja parceira de uma grande rede hoteleira. Em contrapartida, o inverso poderia ocorrer da mesma forma.

Pare um pouco agora, e pense em qual é a sua ocupação. Pense um pouquinho na empresa em que você trabalha também. De que forma você poderia se aliar a outra empresa ou a outro profissional para melhorar o serviço que você presta e deixar seus clientes mais satisfeitos? Melhor ainda, qual parceria você poderia firmar a fim de beneficiar seus próprios funcionários? Mas, lembre-se, esse tipo de sociedade é uma troca. Você pensa nos benefícios que terá, mas precisa também pensar nos benefícios que proverá.

É como num casamento. Marido e mulher precisam ter ideais alinhados, objetivos comuns e condutas semelhantes. A partir do momento em que alguma dessas questões estiver em descompasso, o casamento poderá correr sérios riscos de não vingar. Inclusive, ainda comparando com um casamento, a fidelidade é umas das questões que devem ser pesadas e levadas em consideração ao firmar uma parceria. Tudo precisa ser claro, com as cartas na mesa. Todos os funcionários envolvidos na sociedade precisam entender as cláusulas que a regem e tê-las sempre na ponta da língua, para evitar que traições, mesmo que não intencionais, sejam cometidas.

No mais, se você tem alguma empresa parceira, aproveite muito. Há várias formas de usufruir da parceria, fortalecendo conhecimentos, experiências e, inclusive, vínculos de amizade.

* * * * * *

TESTE

Você está preparado para desenvolver uma parceria de negócios?

1. Para você o que é uma parceria de negócios?

a) Uma relação de troca de experiências, conhecimentos e produtos.

b) Uma oportunidade de ter benefícios sem precisar oferecer algo em troca.

2.Estabelecer uma parceria para você é:

a) Oportunidade de crescimento do seu negócio.

b) Um risco que não vale a pena correr.

3.Para ter um parceiro de negócios é preciso:

a) Conhecer bem o negócio de seu parceiro, seu mercado e as oportunidades que podem ser geradas.

b) Ter um parceiro que ganhe muito dinheiro.

4.Numa relação de parceria você acredita que:

a) Pode manter o foco na sua atividade e ter um serviço/produto adicional para oferecer.

b) Pode aprender sobre o serviço/produto de seu parceiro e depois criar um produto/serviço semelhante, não necessitando mais do parceiro;

5.Para o seu negócio, o perfil do parceiro ideal é:

a) Uma empresa que compartilhe com a sua cultura e que tenha um produto/serviço complementar ao seu.

b) Nenhum.

6.O tipo de empresa que pode fazer uma parceria de negócios:

a) Todo tipo de empresa, pequena, média e grande de qualquer segmento.

b) Somente as grandes.

7.Para que a parceria seja duradoura é necessário:

a) Uma relação de confiança mútua, atrelada a resultados positivos.

b) Dar lucro.

Para que uma parceira de negócios dê bons resultados é importante a dedicação de ambos os lados. Por isso, se você marcou a maioria "a", que tal estudar a possibilidade de uma parceria para alavancar seus negócios. Mas, se marcou a maioria "b", melhor repensar o assunto.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.