Ao contrário do que se pensa, a implementação de práticas sustentáveis nas empresas não é um "luxo" de multinacionais, com elevados investimentos. Em alguns casos, pode inclusive resultar em uma redução de custos e aumento do lucro.
Se uma empresa, independentemente de seu porte, decidir implementar uma prática sustentável, ela deve analisar o que é mais adequado para a sua situação e segmento de mercado. Além disso, sustentabilidade não se limita à questão ambiental. São três os pilares: econômico, social e, é claro, ambiental.
Parar explicar melhor como que as empresas podem adotar práticas nos três pilares, comentarei exemplos que abrangem todos eles.
Coleta de lixo
Uma prática bastante simples e eficiente que a empresa de um cliente meu adotou é o incentivo a coleta e descarte adequado de lixo. A empresa começou com ações internas de coleta e reciclagem. Depois, modernizou-se criando postos de coleta de lixo eletrônico. Qualquer pessoa poderia ir até o posto e descartar produtos eletrônicos, que são tóxicos e contaminam o ambiente.
Material reciclado
Outro exemplo de prática sustentável simples que li em uma revista é a troca dos materiais tradicionais pelos reciclados. Na matéria, a empresa não tinha muita verba para investir em grandes ações de sustentabilidade, portanto ela resolveu restringir sua colaboração ao ambiente interno de trabalho. Após muito pesquisar, todos os materiais de papelaria, embalagens e sacolas utilizados pela empresa foram substituídos por materiais reciclados. Além de contribuir para o meio ambiente, a prática é muito bem vista pelos clientes e consumidores que recebem cartões de visitas e documentos apenas em papel reciclado.
Reutilização de dejetos
Uma empresa rural que criava animais para o abate criou uma ação muito inteligente. Ela notou que a quantidade de dejetos de animais era muito grande. Como o material não tinha uso, ele apenas apodrecia, poluindo o meio ambiente. O empresário e dono da empresa percebeu que poderia transformar esses dejetos em energia sustentável. Hoje em dia, a empresa produz, a partir desse material, biocombustível, fertilizante, biogás, entre outros.
Essa é uma pequena amostra de exemplos de práticas sustentáveis de empresas. É importante que haja engajamento por parte dos cidadãos, do governo e das empresas nessas causas. Espero ter conseguido mostrar de maneira simples que não é preciso ser uma multinacional para contribuir com a preservação do planeta em que vivemos. Qualquer ação, por menor que seja, é importante para evitar a escassez de recursos e criar um mundo corporativo mais preocupado com o planeta e não só com seu lucro.
No artigo de terça-feira falarei mais sobre esse assunto e como cada um pode contribuir com essa causa. Até lá!