Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Talento em pauta

Pessoas ardilosas

Claro que muitas pessoas pensam em ganhar mais e ser bem-sucedidas na carreira. O problema é quando, para se conseguir o que quer, o indivíduo se torna capaz de fazer qualquer coisa. Não digo que a maioria das pessoas é assim, mas os que são sempre conseguem se sobressair nas situações. Infelizmente, suas conquistas são provenientes de artimanhas e armações. Essas pessoas são capazes de tramar e arquitetar as piores trapaças para se dar bem em uma situação, até mesmo lesar e prejudicar outras pessoas. Dou, a seguir, algumas dicas para que essas pessoas não lhe influenciem na vida profissional:Cinismo

Todos sabem (ou pelo menos deveriam saber) o que é uma conduta profissional digna e honrosa. Porém nem todos agem de acordo (por isso que tem tanta gente perdida nesse mundo e sem saber o que fazer). Uma pessoa ardilosa engana, descobre seus gostos, preferências e te manipula para conseguir uma informação ou favor. O que pode parecer um dado qualquer para nós, para um espertalhão é uma mina de ouro. Por isso, deve-se cuidar com o que fala e para quem fala. A melhor coisa é escolher bem as palavras, ocultar informações sigilosas, não se abrir sobre sua vida pessoal e evitar dar quaisquer subsídios para alguém lhe passar a perna. Escolher bem as amizades que se faz já é um ponto importantíssimo para não cair em mãos falsas e cínicas.

Interesse

Fazer amizades por interesse é uma das principais armas de uma pessoa ardilosa. Depois de conquistado, certamente ela terá fortes armas contra você. Eles chegam de mansinho, mostrando-se amigáveis e dispostos a lhe prestar grandes favores. Normal­mente essas pessoas: fingem que não sabem das coisas, enganam, maltratam, fazem amizades por puro interesse, usam e jogam fora, não se importam com o sentimento das pessoas e não são leais. São frequentemente levados pela razão para conseguirem seus objetivos (nem que para isso tenham de fazer algo que a sociedade compreenda como errado ou de má conduta). São trapaceiros, jogam para ganhar, passam por cima, convencem pessoas, são sagazes, bolam armadilhas, querem sempre mais. Nor­malmente, não são acomodados, deixam a razão dominar a emoção e não há um equilíbrio entre o bom e o mau-senso, a conduta correta e a errada.

Uma pessoa assim, no ambiente de trabalho, faz o quê?

Rouba contatos, negócios prósperos, amizades e utiliza a ideia de outros para se promover, como se fosse o autor dela. É capaz de arruinar o trabalho de outro para que o seu sobressaia ou simplesmente para que seja o único a conseguir reconhecimento. Trama e arquiteta artimanhas.

Recomendações

Atenção com as amizades que você faz. Cuidado ao compartilhar informações sigilosas, deixando para fazer isso apenas com pessoas de extrema confiança. Busque ter relações saudáveis com os demais profissionais que trabalham com você e saiba diferenciar os que são apenas colegas e os que podem se tornar grandes amigos. Se perceber que estão fazendo algo de errado, não ajude a encobrir ou executar certas ações duvidosas (como conseguir ou dar informações específicas, mudar algum relatório etc).

São tantas as formas que se tem para fraudar ou prejudicar alguém para promover sua autoimagem, que somente com extrema cautela e atenção não se cai na mão desse tipo de pessoa (ardilosa). Assim como somos cuidadosos com pessoas de aparente má índole, o cuidado com a vontade e intenções desse tipo de pessoa (influenciadora, tendenciosa, enganadora, manipuladora) é fundamental. Essas pessoas são desprovidas de coração.

Mande sua história para coluna@debernt.com.br e não deixe de conferir as atualizações no twitter/bentchev

* * * * *

TESTE

Pessoa ardilosa... Você é assim?

1. ( ) Trata uma pessoa muito bem e ao virar as costas fala mal dela.

2. ( ) Fala do sucesso dos outros como se fosse seu.

3. ( ) Faz chantagens emocionais para conseguir o que quer, do tipo "se você for um bom colega de trabalho, você faria isso por mim."

4. ( ) Procura decidir pelo outro e constantemente diz: "se eu fosse você..."

5. ( ) Oferece recompensas, prêmios ou bônus para os demais fazerem aquilo que você quer.

6. ( ) Está sempre atento a um possível erro do próximo para poder usá-lo contra ele.

7. ( ) Não assume seus erros e, constamente, procura culpar os outros.

8. ( ) Quando um colega faz um bom trabalho, acha que ele não fez mais do que a obrigação.

9. ( ) Usa a ideia dos outros como se fossem suas.

10. ( ) Faz alianças com as pessoas para "derrubar" aqueles que considera que lhe atrapalham.

11. ( ) Coloca defeitos no trabalho alheio.

12. ( ) Inventa mil desculpas para não assumir responsabilidades que não são do seu interesse.

13. ( ) Passa por cima das responsabilidades dos outros para conseguir aquilo que quer.

14. ( ) Favorece aquelas pessoas com as quais tem maior simpatia ou melhor relacionamento.

15. ( ) As regras da empresa servem para os outros, não para você.

Se você conhece alguém assim, cuidado! Fique atento e siga as dicas para sobreviver ao relacionamento com essa pessoa. Mas se essa pessoa for você, reveja seus comportamentos. Você pode estar prejudicando pessoas e até a própria empresa. Não demora muito para que pessoas com esses comportamentos sofram as consequências de suas atitudes.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.