Você já experimentou a sensação de ter alguém grato a você, por um motivo aparentemente banal? É, sem dúvida, uma sensação maravilhosa. E é por isso que hoje, na última Coluna Talento em Pauta de 2010, aproveito o clima de solidariedade pelo qual somos tomados, para convidar a todos para fazer um mundo melhor a partir de 2011. É claro que boa vontade e altruísmo são características naturais do ser humano, ou seja, ele nasce ou não com a predisposição para ser assim ou assado.
Porém, acredito que o meio em que a pessoa se insere influencia, e muito, na maneira de agir de todos nós. Sendo assim, podemos considerar a bondade (e muitas outras características) como ações em cadeia: eu faço bem a um amigo, ele se sente bem e faz o mesmo a outro amigo, e assim por diante. Que tal, então, começarmos a fazer a nossa parte e, com isso, influenciar todos à nossa volta?
Com o mercado de trabalho tão competitivo, algumas disputas se tornam acirradas e, por isso, podemos ver dentro das empresas muitas pessoas tentando puxar o tapete do colega da mesa ao lado. Isso é, sem dúvida, uma lástima. Se fizéssemos o possível para ajudar e agradar nossos colegas, sem esperar nada em troca, certamente colheríamos os frutos muito brevemente.
De nada adianta ser um exemplo de boa vontade na família, se no trabalho as coisas funcionam muito diferente. Existem pessoas que não aceitam ajudar a ninguém. São pessoas que carregam consigo a palavra "não" o tempo inteiro. Recusam-se a ajudar ao próximo a qualquer custo. Sabe aquela pessoa que não pode atender ao telefone pra você, enquanto você atende outra ligação?
Ou então que não oferece ajuda para carregar aquele monte de caixas que você tem nos braços? Ou, pior, vê que você está atolado de trabalho e, mesmo estando disponível, deixa que você se lasque sozinho? São essas pessoas (atitudes) que precisamos banir do planeta. Não custa nada estender a mão a um colega sufocado de tanto trabalho. E, principalmente, fazer isso sem esperar alguma recompensa. Pode ter certeza, você é observado o tempo inteiro e isso contará muito lá na frente, na hora de uma promoção.
No ambiente profissional, atitudes que beneficiam o próximo melhoram infinitamente o clima organizacional. Todos parecem ficar mais leves, os dias parecem passar mais rapidamente e a satisfação pessoal/profissional aumenta exponencialmente. Se você é um profissional da área de Marketing ou Recursos Humanos, por exemplo, por que não criar uma campanha na sua empresa com o intuito de formar pessoas melhores? Algo como "faça o bem, sem olhar a quem". E o detalhe mais importante, faça o bem dentro e fora da empresa. É uma ideia excelente! Algumas pessoas, sem mesmo saber, conseguem influenciar outras pessoas de uma forma muito positiva. E, criar uma campanha nesse sentido é, sem dúvida, uma forma muito inteligente de fazer isso.
Em 2011, todos nós podemos ser pessoas melhores. Todos nós temos coisas muito boas guardadas, mesmo que lá bem no fundo de nós mesmos. Por isso, ajudar numa tarefa simples ao seu colega de trabalho (ou qualquer outra pessoa), certamente não te atrapalhará em nada, pelo contrário, sem dúvida você se sentirá uma pessoa muito melhor. A sensação, como citei no início do texto, é maravilhosa. É uma sensação de fazer o bem ao próximo, de poder ajudar, de ser benquisto... enfim, de ser alguém que realmente faz a diferença através de gestos, às vezes muito simples.
Por isso, não titubeie jamais. Sempre que alguém lhe pedir algo, e esse algo estiver a seu alcance, diga "sim". Pondere se isso fará bem à pessoa que lhe solicitou a ajuda e ajude. Por outro lado, não espere que os pedidos cheguem. Perceba o que acontece a sua volta e esteja sempre pronto para ajudar aquele colega, mesmo que ele não te peça ajuda. Pare de olhar só para o seu umbigo, pare de achar que só você está atolado de trabalho, pare de encarar o altruísmo como coisa secundária. Não deixe para depois o que pode ser feito hoje. Ajudar ao próximo é tão importante como fazer as coisas por você mesmo. Encare a vida assim, e veja o quão melhor você se sentirá. Experimente!
Que todos tenhamos um 2011 promissor e que possamos proporcionar um ano muito feliz a todos a nossa volta!
Mande sua história para coluna@debernt.com.br e siga twitter/bentschev.