• Carregando...

Dicas para deixar de ser procrastinador:

- Lembre-se de que a sensação de não cumprir uma tarefa é pior do que ter de cumpri-la;

- Não espere as coisas chegarem próximas de seus prazos finais. Tente fazê-las o quanto antes. Assim você sempre estará à frente dos outros;

- Crie rotinas. Estabeleça tempo certo para as tarefas repetitivas e separe tempo para as esporádicas;

- Não veja o projeto como um todo, mas encare cada tarefa como um projeto a vencer;

- Aceite e acredite nas mudanças.

Sabe aquela sensação de insatisfação em realizar alguma tarefa e que, por isso, acabamos deixando-a de lado para fazermos quando bem entendermos? Isto, nada mais é, que o que chamamos de procrastinação. Trata-se da ação de adiar a realização de tarefas que julgamos desnecessárias. Na verdade, há pessoas que procrastinam tanto que se tornam dependentes disto, chegando ao estado crônico e necessitando de tratamentos com medicamentos e terapias. O problema é que, muitas vezes, a procrastinação causa sensações de culpa, estresse e perda de produtividade, mesmo porque, como o indivíduo tende a postergar suas ações, acaba tendo dificuldade em atender prazos e metas. Pessoas assim normalmente não enxergam o mundo dentro de sua realidade, tendo uma visão mais sonhadora. Suas tarefas pessoais são sempre deixadas para depois e, por isso, muitas acabam nem se realizando.

Dentro das organizações, a procrastinação pode causar efeitos devastadores. Num mundo competitivo em que as coisas acontecem numa velocidade assustadora, é preciso que os profissionais se adaptam a essa realidade, fazendo tudo dentro dos prazos estipulados. Porém, para os procrastinadores, obedecer a prazos é, realmente, um problema. Quando surge uma tarefa importante, eles geralmente a deixam para depois. Sem querer, subestimam a importância das ações e colocam outras como prioridades. Porém, quando fazem isso, acabam não percebendo que, na maioria das vezes, perdem o timing do negócio e, frequentemente, passam pela desgostosa sensação de não conseguir cumprir suas tarefas.

Muitos profissionais não assumem, mas possuem baixa autoestima extrema, chegando, em alguns casos, a deixá-los em depressões profundas, pois eles, normalmente, culpam-se pela incapacidade de determinar prioridades, focar no trabalho e obedecer ao tempo correto das coisas. Dizem que já é natural do povo brasileiro deixar tudo para última hora, mas o procrastinador consegue elevar essa máxima ao dobro e, às vezes, ao triplo. Ele posterga tudo que pode. Aliás, quando chega a informação de que precisam realizar uma nova tarefa, eles, normalmente, já estão ocupados fazendo uma que adiaram ao máximo que puderam e assim, sucessivamente, como uma bola de neve.

Mas se engana quem pensa que isso só acontece com alguns profissionais. Como disse anteriormente, há casos crônicos e estes devem ser tratados. Porém todos nós possuímos um pouco das manias dos procrastinadores. Afinal, quando nos surgem tarefas que nos causam desprazer, tendemos a não levá-las tão a sério como aquelas que nos proporcionam prazer em executar. Por isso precisamos estar atentos para não deixarmos para depois, coisas que precisam ser resolvidas hoje.

A primeira grande dica (e aparentemente óbvia) é o uso de uma agenda. Não importa se ela é de papel ou eletrônica, o importante é que cada um ache a forma mais fácil de organizar suas obrigações do dia-dia. Nesta agenda se devem anotar tudo, desde as tarefas mais simples até aquelas que demandarão muito tempo para serem executadas. Aliás, um dos causadores da procrastinação é a mania que temos de enxergar os projetos como um todo. Desta forma, vemos coisas grandes pela frente. Entretanto, se pararmos para pensar, grandes projetos são feitos do conjunto de pequenas tarefas e, se nos atermos a elas, será muito mais fácil alcançar o objetivo final. Ou seja, execute cada coisa em seu determinado tempo e dando a importância que ela merece. Assim, quando finalizar um conjunto de tarefas (uma por uma) terá concluído um grande projeto.

Outra grande dica é se forçar a fazer as coisas quando tiver tempo para elas, mesmo que seu prazo final ainda demore. E não vale dizer que não tem tempo, porque por mais corrida que seja sua rotina, sempre haverá tempo para colocar suas tarefas em dia. Isso dependerá da forma que você estipular suas prioridades. E para isso, é preciso ser sincero. Uma coisa que ajuda muito é criar fluxos, pois, com isso, o indivíduo acaba criando, inconscientemente, uma rotina para as coisas e, assim, os hábitos vão se formando.

E, por último, diria que é preciso se permitir a mudar sua visão do mundo. Quando estagnamos e acreditamos demais em nossas verdades, acabamos não enxergando que é possível mudar nossas crenças. É verdade! Por causa delas, às vezes subestimamos algumas ações, deixando-as sempre em último plano. Porém, atenção! Se a ação está numa lista de tarefas é porque ela deve ser feita e de nada adianta acreditar que não e ficar sempre a deixando por último. Uma hora, mais cedo ou mais tarde, ela precisará ser executada. Caso não seja, consequências acontecerão. E, acredite, no seu ambiente de trabalho, estas consequências, com certeza, não serão as melhores.

No final disso tudo, pode acreditar, a sensação de realização por ter conseguido terminar um trabalho será a maior recompensa de tudo!

* * * * *

Teste

Você é um procrastinador? Responda sinceramente as questões abaixo para descobrir:

1) Você costuma deixa para depois aquelas tarefas que lhe dão menor satisfação?

( ) sim ( ) não

2) Você já se deparou com situações onde você não conseguiu entregar um trabalho dentro do prazo, mesmo tendo tido tempo suficiente para executá-lo?

( ) sim ( ) não

3) Você, comumente se percebe realizando trabalhos na véspera da entrega, mesmo tendo um prazo maior?

( ) sim ( ) não

4) Você tem dificuldade em estabelecer prioridades?

( ) sim ( ) não

5) Você se sente constantemente sobrecarregado e com a sensação de que não vai "dar conta" de todo o seu trabalho?

( ) sim ( ) não

6) Você acredita que agenda é algo que para você não funciona?

( ) sim ( ) não

7) Você vive sem tempo?

( ) sim ( ) não

8) Você costuma fazer horas-extras para conseguir realizar todo o seu trabalho?

( ) sim ( ) não

9) Você costuma sair do trabalho com uma sensação de "vazio" (ou culpa) por não ter concluído tudo que deveria ter feito?

( ) sim ( ) não

10) Você faz lista de pendências que ao final do dia você percebe que não conseguiu cumprir a maior parte?

( ) sim ( ) não

Se você respondeu afirmativamente à maioria destas questões, você pode estar sofrendo do mal da procrastinação. Avalie suas atitudes e identifique onte você pode estar errando. Tome uma atitude urgente para mudar esse quadro. Busque administrar melhor o seu tempo, utilizando-o ao máximo, além de procurar motivações para realizar aquelas tarefas que você tem dificuldade ou não gosta.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]