A palavra humor define, geralmente, o estado de espírito de uma pessoa, ou seja, uma pessoa é considerada bem-humorada quando ela apresenta indícios de felicidade, alegria e leveza. É comum também as pessoas usarem essa expressão para identificar aqueles que possuem uma veia cômica e uma facilidade para piadas e brincadeiras. Entretanto, a mesma palavra pode levar ao sucesso ou ao fracasso qualquer profissional, se esse não souber utilizar bem e a seu favor as definições da palavra.
Conheço pessoas extremamente bem-humoradas, no sentido de serem sempre muito educadas e "de bem com a vida" com todos que o cercam. Porém também conheço pessoas que de tão bem-humoradas, e com uma capacidade ímpar de serem piadista nos momentos mais impróprios, acabam se colocando em saias-justas às vezes sem reversão.
Preocupo-me com o uso desta característica pelos profissionais que conheço no meu dia-dia. Pois se ela não for bem medida, pode sim mexer diretamente com a concepção que os outros terão desses profissionais.
Bom humor estado de espírito
Quando um indivíduo possui bom humor, no sentindo de estado de espírito, ele só tem a ganhar. Normalmente são aquelas pessoas que quando chegam para trabalhar, dão bom-dia a todos e, às vezes, até prolongam um dedo de prosa, seja lá com quem for. Essas pessoas costumam ser simpáticas com qualquer colega, seja ele superior, par ou subordinado, fornecedores, clientes, etc. No escritório é conhecido como "querido" e na hora das recompensas é sempre lembrado.
Quem nunca ouviu falar no Profeta Gentileza? Um senhor que vivia em São Paulo pregando a filosofia de que "Gentileza gera Gentileza". E não é que ele sempre esteve certo? Trazendo as palavras dele para o cotidiano dentro das empresas, podemos verificar a verdade nessas palavras. Quanto mais prestativos formos, mais coisas farão por nós quando precisarmos. Quanto mais delicados falarmos com as pessoas, mais delicadezas receberemos. E, na pior das hipóteses, desarmaremos com nossa simpatia àqueles que sempre estão com dez pedras na mão.
As pessoas bem-humoradas recebem reações positivas a isso, muito mais do que podemos imaginar. Eis alguns exemplos para elucidar melhor o que falo.
Os bem-humorados:
São lembrados como aqueles que sempre podem ajudar (mesmo que isso não seja verdade);
Conseguem criar, cultivar e aumentar a cada dia, a sua rede de relacionamentos. São, normalmente, pessoas extremamente bem relacionadas e, por onde passam, cultivam amigos ou pessoas com quem podem contar para ajudar em seus trabalhos;
Têm sempre pessoas querendo ajudar ou, na hora que mais precisam, conseguem encontrar alguém (ou várias pessoas) que se disponibilizam a ajudar;
Fazem, inconscientemente, com que as pessoas executem os trabalhos pedidos com toda boa vontade do mundo;
Motivam seus colegas frequentemente, e em momentos de crise, conseguem tirar da cabeça de todos, o medo. Afinal, geralmente, são pessoas extremamente otimistas;
Numa lista demissões, são sempre os últimos a serem lembrados. Nenhum gestor gosta de demitir pessoas tão fáceis de lidar e com as competências comportamentais tão aguçadas;
São, comumente, indicados de uma empresa para a outra pelos seus contatos;
Em caso de desligamentos, conseguem recolocação mais rapidamente que aqueles que não possuem essa característica, pois cativam com mais facilidade os selecionadores e decisores;
O mais importante disso e que não posso deixar de dizer é que as pessoas constantemente bem-humoradas são assim por natureza. Normalmente são pessoas que herdam de seus pais e avós esse jeito de ser ou adquirem através da criação e da convivência com pessoas semelhantes. Entretanto, sabendo dessa infinidade de prós que ser bem-humorado acarreta, dá pra fazer uma forcinha e se tornar um. Siga as dicas:
- Faça o possível para ter um sono tranquilo: pelo menos 8 horas por noite são fundamentais; um quarto escuro, sem ruídos e uma cama confortável são itens importantíssimos.
- Pratique esportes pelo menos três vezes por semana. A prática de exercícios físicos libera endorfina o que eleva, consideravelmente, o seu bom humor.
- Alimente-se bem. Busque sempre os alimentos ricos em fibras e que contribuem para um bom funcionamento do organismo.
- Faça as coisas que te dão prazer. Um hobbie, uma viagem, um curso. Não passe vontade, nesse sentido.
- Aproveite cada momento divertido do seu dia, por mais simples que ele seja. Pode ser o horário do almoço, por exemplo, onde você coloca os papos em dia com os amigos. Curta-o.
- Veja sempre o lado bom das coisas. Tudo na vida tem um lado bom e um ruim. Tente sempre enxergar as coisas boas e tirar lições das ruins.
- Brinque. Isso mesmo, brinque! Se achar estranho brincar com os amigos que já não são mais crianças como você, brinque com seus filhos e sobrinhos. Ou então compre um animal de estimação e brinque com ele.
- Presenteie-se vez ou outra. Poder comprar as coisas que gosta com fruto do seu trabalho, saudavelmente, só tem a contribuir.