Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
ações

Com 6ª queda, índice europeu tem mínima e quase 3 meses

O principal índice das ações europeias caiu nesta quarta-feira ao menor nível em quase três meses, após o chairman do Federal Reserve, Ben Bernanke, ter feito comentários pessimistas sobre economia norte-americana na véspera, com analistas dizendo esperar mais quedas em meio a perspectivas incertas.

O FTSEurofirst 300 fechou em queda de 0,9 por cento, aos 1.094 pontos, sexto dia consecutivo de perdas, com uma série de recentes dados econômicos fracos pressionando o mercado.

"Há um sentimento muito negativo por causa do medo de que a retomada dos indicadores globais não seja sustentada", disse Bob Parker, consultor sênior do Credit Suisse Asset Management.

"O Bernanke não dar qualquer sugestão de novos estímulos causou uma onda de vendas nos mercados europeus. Acredito que o índice caia mais uns 3 a 4 por cento na próximas duas semanas, a menos que os indicadores econômicos melhorem."

Setores cíclicos, cujo desempenho está altamente correlacionado com o crescimento econômico, foram os que mais pesaram, com o índice Europe STOXX 600 de matérias-primas em queda de 1,5 por cento, enquanto o índice tecnológico perdeu 1,9 por cento.

Em LONDRES, o índice Financial Times fechou em baixa de 0,95 por cento, a 5.808 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX caiu 0,61 por cento, para 7.060 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 perdeu 0,88 por cento, a 3.837 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve desvalorização de 1,44 por cento, para 20.277 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 retrocedeu 0,84 por cento, a 10.082 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 encerrou em queda de 1,71 por cento, para 7.387 pontos.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.