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Varejo

Com Atacadão, Carrefour busca espaço em classes C e D

O Carrefour, segundo maior grupo varejista do mundo, anunciou nesta segunda-feira a compra da rede brasileira Atacadão por 2,2 bilhões de reais. A maior aquisição do grupo no Brasil o coloca na liderança do segmento no país, ultrapassando o grupo Pão de Açúcar .

Com a compra, o Carrefour pretende atender às classes C e D, nas quais não estava muito presente, segundo o diretor-superintendente da empresa Brasil, Jean-Marc Pueyo.

"A aquisição se encaixa na nova estratégia multiformato do Carrefour porque atende as classes C e D. O Carrefour atende mais as classes A e B. Outras lojas, como (da bandeira) o Dia%, atendem classes menores, mas o Atacadão atende as classes C e D de forma diferente, com preços baixos e simplicidade", disse Pueyo a jornalistas.

Todo o dinheiro para a compra virá da matriz francesa e o grupo manteve os planos de investimentos de 600 milhões de reais no Brasil este ano para abertura de novas lojas com as bandeiras Carrefour, Carrefour Bairro e Dia%. O Atacadão, por sua vez, tem previsão de abrir 4 unidades em 2007.

Pueyo informou que o nome Atacadão será mantido, assim como toda a equipe da empresa, incluindo os sócios, que atuarão como conselheiros na transição do controle do negócio ao Carrefour.

"Não vamos mexer em nada. O Atacadão ficará como é hoje", afirmou ele, acrescentando que os sócios vendedores ajudarão "por pelo menos dois anos".

O Atacadão possui 34 hipermercados e teve no ano passado vendas líquidas equivalentes a 1,5 bilhão de euros, atingindo uma participação de mercado de 4 por cento, segundo informações do Carrefour. A empresa tem lojas em sete Estados e no Distrito Federal.

O Carrefour Brasil tem 109 hipermercados, 34 supermercados e 258 lojas de desconto Dia%. O grupo está presente em 13 Estados e no Distrito Federal, e registrou em 2006 um faturamento de 3,8 bilhões de euros.

Segundo Pueyo, a aquisição do Atacadão também reforça a estratégia do Carrefour de se fortalecer no Estado onde está mais presente, São Paulo.

Ele informou que os 8 mil funcionários do Atacadão elevarão para 56 mil a força de trabalho do Carrefour no país.

Com a compra do Atacadão, o faturamento do Carrefour Brasil passa a representar 8 por cento das vendas do grupo no mundo.

Sinergias

O presidente-executivo do Carrefour, Jose Luis Duran, afirmou durante teleconferência com analistas nesta segunda-feira que espera que as sinergias geradas a partir da aquisição sejam significativas, graças à base de custos baixos do Atacadão.

"Essa aquisição nos dará mais oportunidades para acelerarmos nosso programa de crescimento orgânico", disse Duran.

A empresa está buscando o exterior para compensar expansão limitada no competitivo mercado francês, que é responsável por quase metade das vendas do grupo.

"Embora isso represente menos de 2 por cento das vendas do grupo, (a aquisição) é boa notícia para a estratégia central de construir escala em mercados específicos", afirmou o analista Christopher Hogbin, do Bernstein.

Os principais rivais do Carrefour no Brasil são o Pão de Açúcar e o norte-americano Wal-Mart, que vêm mostrando estratégia agressiva de crescimento no país.

No final de 2005, o Wal-Mart comprou 140 lojas do grupo Sonae por cerca de 757 milhões de dólares. Dez lojas do grupo português também foram compradas pelo Carrefour em 2005.

Em 2006, o Pão de Açúcar implementou e consolidou ajustes importantes em sua estrutura e abriu 21 novas lojas.

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