Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Dinheiro

Com atraso, bancos iniciam corte de juros

Brasília (Folhapress) – Os juros cobrados pelos bancos caíram pela primeira vez em quatro meses, segundo pesquisa do Banco Central (BC). Entre outubro e novembro, a taxa média praticada pelas instituições financeiras caiu de 48,2% ao ano para 47,1%. Os números indicam que, com algum atraso, os bancos começam a repassar a seus clientes os cortes na taxa Selic promovidos pelo BC desde setembro. De lá para cá, os juros básicos da economia passaram de 19,75% ao ano para os atuais 18%.

O custo dos empréstimos bancários diminuiu tanto para as pessoas físicas quanto para as empresas. No primeiro caso, os juros recuaram de 61,7% ao ano para 60,4%, nível mais baixo desde que o BC começou a calcular essa estatística, em julho de 1994.

No caso das empresas, a taxa caiu de 33,4% ao ano para 32,4%. Na contramão dessa tendência de queda ficaram os juros do cheque especial, que, entre outubro e novembro, subiram de 148,6% ao ano para 149,2%.

Ao divulgar os números da pesquisa, o chefe do Departamento Econômico do BC, Altamir Lopes, disse que o aumento nos juros do cheque especial é um "movimento atípico" que reflete, segundo ele, as elevadas taxas praticadas por um único banco, o que acaba distorcendo um pouco a média apurada para todo o sistema financeiro.

Lopes afirmou que a expectativa para o ano que vem é que os juros continuem em queda, o que deve colaborar para uma maior oferta de financiamentos no país. "Deveremos ter um crescimento mais forte do crédito, com a queda nas taxas de juros e o comportamento do nível de atividade."

Em novembro, o total de empréstimos disponibilizados pelos bancos a seus clientes – pessoas físicas e jurídicas – chegou a R$ 589,758 bilhões, o equivalente a 30,5% do PIB (Produto Interno Bruto) acumulado nos últimos 12 meses. No fim de 2004, essa proporção estava em 27,0%. Entre outubro e novembro, o total de empréstimos concedidos pelos bancos cresceu 2,4%, ou R$ 13,8 bilhões. Esse aumento foi influenciado pela proximidade das festas de fim de ano, época em que a economia costuma estar mais aquecida.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.