Cascavel O estande da pecuária leiteira do Show Rural, encerrado ontem, traz uma série de novidades a um dos segmentos que mais geram renda, principalmente, aos pequenos produtores rurais. Entre elas, estão uma cama emborrachada e chips que rastreiam anomalias no animal. A tal cama recebe uma camada de borracha moída coberta com lona, sobre a qual é despejado maravalha (espécie de serragem) para proporcionar comodidade às vaquinhas. "Todos esses benefícios eram inimagináveis há alguns anos. Eles permitem que o stress térmico sofrido pelo animal seja atenuado, o que gera maior produtividade", explica o médico veterinário Leandro Marassi, da Coopavel, responsável pelo estande.
Também foi exposto o colar usado nas vacas com um chip eletrônico e GPS. "O equipamento é um identificador de qualquer anomalia no animal, além de registrar a quantia de leite ordenhada diariamente, a movimentação pelo pasto e outras informações que ajudam a melhorar a produção", afirmou o médico veterinário Juliano Botter.
Outra novidade é um leitor digital instalado em ordenhadeiras mecânicas que acusa quantos litros a vaca produz diariamente, avalia a produção de cada animal de acordo com necessidade de alimentação e avisa o produtor quando ela atinge sua capacidade plena.
Congresso mantém queda de braço com STF e ameaça pacote do governo
Deputados contestam Lewandowski e lançam frente pela liberdade de expressão
Marcel van Hattem desafia: Polícia Federal não o prendeu por falta de coragem? Assista ao Sem Rodeios
Moraes proíbe entrega de dados de prontuários de aborto ao Cremesp
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast