O chefe do Departamento Econômico do Banco Central, Altamir Lopes, revelou que a taxa média de juros cobrada pelos bancos em suas operações com pessoas físicas continuou subindo no início do mês de maio.
De acordo com ele, nos oito primeiros dias úteis deste mês, ou seja, na parcial até o dia 13, a taxa média de juros dos bancos para pessoas físicas avançou 0,5%, para 41,6% ao ano. Em abril, a taxa havia subido para 41,1% ao ano. Para pessoas jurídicas, os juros também subiram 0,5% no início deste mês, para 26,8% ao ano.
A expectativa de Lopes é de que os juros bancários continuem subindo nos próximos meses, quando há expectativa, por parte do mercado financeiro, de elevação na taxa básica de juros da economia. Atualmente em 9,5% ao ano, a previsão dos economistas do mercado é de que a taxa básica da economia suba para até 11,75% ao ano no fim de 2010.
O reflexo da subida da taxa de captação dos bancos (que está relacionada com os juros futuros e com a taxa básica definida pela autoridade monetária), de acordo com Altamir Lopes, do BC, pode ser "amortecido", porém, pela queda da taxa de inadimplência.
"Estamos vendo é uma elevação no custo de captação, que se deve a movimentos na curva de juros futuros. Que se deu, inclusive, antes da própria elevação da taxa básica de juros. Com a inadimplência em queda, o spread tende a cair, compensando eventuais aumentos no custo de captação. Isso deve fazer com que os juros [bancários] não subam tanto", disse Altamir Lopes, do BC.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast