O presidente Michel Temer assinou nesta quinta-feira (16) uma Medida Provisória (MP) autorizando o Banco Central a comprar papel moeda e moeda metálica fora do Brasil, para abastecer a necessidade do país de dinheiro em circulação. A medida traz a justificativa de que a Casa da Moeda do Brasil não tem condições de suprir a demanda por cédulas e moedas de real.
Segundo fontes, a medida foi tomada devido a problemas operacionais – com máquinas para fabricar o dinheiro quebradas – e de gestão. Com isso, a Casa da Moeda ficou impossibilidade de cumprir o cronograma de produção deste ano.
A última vez em o BC foi autorizado a recorrer à importação de papel moeda foi em 1994. Com o Plano Real e a mudança do dinheiro brasileiro, não havia como produzir todas as notas.
Sem passaportes
Máquina enguiçada não é novidade para a Casa da Moeda. Em meados deste ano, a instituição chegou a interromper a produção de passaportes, por causa de um defeito em um equipamento de perfuração a laser, utilizado na produção do documento.
Uma nova peça fabricada na Alemanha foi comprada, mas teve de passar por testes e ajustes, o que levou a estatal a produzir uma série especial de passaportes, para dar continuidade ao atendimento à população.
Como o caso do monitoramento do Pix virou uma enorme derrota para o governo Lula
Big Brother tributário: revogação de norma do Pix não reduzirá fiscalização da Receita
Mesmo com vetos, Propag ainda é ótimo negócio para estados endividados
AGU age como braço jurídico do governo, mas não tem competência para processar a Meta
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast