O investimento da Microsoft no Facebook - US$ 240 milhões por 1,6% da rede social – indica que o site de relacionamentos avaliado em US$ 15 bilhões quer ganhar força fora dos Estados Unidos, mercado que responde por 40% de seus usuários. Isso porque, com o acordo, a Microsoft passará a oferecer a plataforma de anúncios para o Facebook também fora dos EUA, segundo comunicado divulgado pelas empresas.

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Os planos de expansão também foram confirmados por Owen Van Natta, diretor financeiro do Facebook, em entrevista realizada nesta quarta. "Essa parceria vai ajudar o Facebook a expandir internacionalmente e comprar a tecnologia necessária para continuarmos crescendo rapidamente", disse Van Natta, segundo o jornal "The New York Times". A rede social afirma ter 50 mil usuários ativos e cadastrar 200 mil novos usuários a cada dia.

Com a aquisição anunciada nesta quarta, diz o comunicado das empresas, a Microsoft passará a fornecer a plataforma usada por todos aqueles que quiserem anunciar no Facebook. As duas companhias já tinham um acordo, válido até 2011, segundo o qual a Microsoft era a provedora da plataforma para anúncios no formato de banner.

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"O investimento e expansão da parceria permitirá que a Microsoft e o Facebook tirem melhor proveito das oportunidades de anúncio em todo o mundo. Isso é bom não só para as empresas, mas também para os usuários e anunciantes", afirmou no comunicado Kevin Johnson, presidente da divisão de plataformas e serviços da Microsoft.

Concorrência

Apesar das parcerias, o Google também lucra indiretamente com o Facebook, fornecendo anúncios em aplicações de terceiros compatíveis com o site -- a página aceita recursos desenvolvidos por empresas de tecnologia e programadores. Essas aplicações (já são mais de 5 mil disponíveis) permitem, por exemplo, que os usuários recomendem e escutem música, insiram críticas de livros da Amazon em suas páginas, participem de jogos e associem-se a campanhas de caridade, tudo isso sem sair do site.

O Google também já havia expressado interesse em investir na Facebook, informou recentemente uma reportagem do "Wall Street Journal". Analistas ouvidos pela publicação "New York Times" afirmaram que o "valor astronômico" pago pela Microsoft mostra que a gigante dos softwares não poderia se dar ao luxo de perder essa parceria. Ela representa acesso à próxima geração de usuários de computador, um grupo que está sempre no foco do Google.

Crescimento

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De acordo com Van Natta, o investimento permitirá que a companhia dobre a quantidade de funcionários até o final de 2008 – atualmente 700 pessoas trabalham no Facebook.

A rede social interliga usuários através de seus contatos em comum, com mais opções de proteção de privacidade que o Orkut, do Google. O site cresceu para 49 milhões de membros, um aumento de 63% desde maio, e está ganhando espaço contra sua maior rival, o Myspace. De acordo com o "New York Times", o MySpace tem mais que o dobro de usuários cadastrados, mas o crescimento da rede social da News Corporation é mais devagar do que aquele apresentado pelo Facebook.

A News Corporation pagou US$ 580 milhões pelo MySpace em 2005. Por isso, o anúncio desta quarta indica a valorização das redes sociais em um curto período de tempo.

O Facebook foi lançado em 2004 por Mark Zuckerberg, hoje com 23 anos. Zuckerberg -- que vem sendo comparado com Bill Gates por sair de Harvard para montar sua própria empresa, entre outras semelhanças -- tem atualmente 20% da companhia que criou (o "New York Times" avalia essa participação em US$ 3 bilhões). A Accel Partners, empresa que investiu US$ 12,7 milhões no Facebook em maio de 2005, tem uma participação avaliada atualmente em US$ 1,65 bilhão. No ano passado, a empresa rejeitou uma oferta de compra de US$ 1 bilhão feita pelo Yahoo!.

Para o dia 6 de novembro, em Nova York, o Facebook anunciou um "grande comunicado na área publicitária".

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Batalha

Nos últimos meses, o Orkut – site de relacionamentos mais popular do Brasil – vem criando diversas ferramentas para melhorar a experiência do uso do serviço. Essas iniciativas podem estar ligadas a uma estratégia do Orkut para fidelizar seu público no Brasil, num momento em que outras redes sociais mostram interesse por esse mercado: o MySpace deve chegar oficialmente por aqui em novembro, enquanto o Facebook já anunciou interesse em criar versões traduzidas, para os países que não têm o inglês como língua oficial. A parceria com a Microsoft reforça esse interesse do Facebook na expansão.

Segundo informações da Agência Estado, Emerson Calegaretti, que foi o primeiro funcionário brasileiro do Google, ocupa desde setembro o posto de diretor-geral do Facebook para o país. Citando números da empresa ComScore, a agência também afirma que o MySpace teve 68,4 milhões de visitantes em setembro e o Facebook, segundo maior serviço de rede social, 30,6 milhões. O Orkut recebeu cerca de 24,6 milhões de visitantes durante o mesmo período.