"As empresas estão revendo suas estratégias para melhorar a taxa de ocupação de seus voos e, com isso, aumentar sua rentabilidade e tentar manter os preços das passagens, sem repassar para os consumidores as dificuldades enfrentadas."
Eduardo Sanovicz, presidente da Abear.
A estratégia da TAM e da Gol de reduzir a oferta de assentos para aumentar a ocupação dos aviões está dando resultado. Em novembro, a TAM voou com 80,6% dos assentos ocupados, e a Gol, com 70,5% há um ano, essas taxas eram de 66,6% e 63,2%, segundo dados da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) e da Anac. A média do setor passou de 67%, há um ano, para 76,3% em novembro. A demanda doméstica cresceu 7,5% na comparação com novembro do ano passado. Já a oferta de assentos caiu 5,45%. Em termos porcentuais, a Gol foi a que mais encolheu (5,1%). A TAM enxugou sua oferta em 4,9%.
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