Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
mercado

Com vendas em queda, montadoras lançam mais

Ecosport, no salão da China: carro será feito também na Ásia | Divulgação
Ecosport, no salão da China: carro será feito também na Ásia (Foto: Divulgação)

O recuo nas vendas de veículos novos no mercado brasileiro neste ano, o primeiro após longo período de altas consecutivas, não alterou o programa de lançamentos das montadoras. Algumas delas estão até antecipando anúncios e apresentação de novidades. A General Motors, que previa iniciar as vendas do Sonic no fim do ano, anunciou nesta quarta-feira que o compacto premium chegará ao país em junho. A Ford promove neste fim de semana uma festa na Bahia para mostrar o novo EcoSport, embora suas vendas só comecem no segundo semestre.

Inicialmente, a GM trará o Sonic da Coreia do Sul, pagando 35% de Imposto de Importação (II) e 30 pontos porcentuais a mais de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), o que pode tirar um pouco da atratividade do modelo em termos de preço. Mas os planos do grupo são de produzir o compacto no México a partir do fim do ano, de onde o Brasil passaria a ser abastecido. A versão mexicana não pagará II, nem IPI maior, mas entrará numa cota a ser destinada para a GM nas próximas semanas, conforme define o novo acordo automotivo entre os dois países. A ideia inicial era que o modelo tivesse preço na casa dos R$ 50 mil.

A Ford, que em janeiro mostrou um protótipo do novo EcoSport em Brasília, volta a mostrar o utilitário, dessa vez na Bahia, onde será produzido e, segundo a empresa, na versão definitiva. A apresentação será em um dos cartões postais de Salvador, o Farol da Barra, em um evento público com o cantor Carlinhos Brown e o grupo Timbalada. O modelo global desenvolvido no Brasil chegará às lojas no segundo semestre.

O primeiro evento de apresentação ocorreu paralelamente à exibição do veí­culo no salão do automóvel da Índia. Este segundo ocorre em paralelo ao salão da China. Os dois países também vão produzir o EcoSport.

A GM informa que o lançamento do Sonic será feito via mídia digital, por meio de um jogo virtual (Alternative Reality Game, ou ARG). Participantes do jogo concorrem a um modelo. A participação da GM no mercado de automóveis e comerciais leves neste mês está em 15,9%, e a da Ford em 9,8%, ambos índices menores que a média dos últimos anos, sempre na casa dos 20% (no caso da GM) e de 10% (no caso da Ford).

A Volkswagen prepara para breve o lançamento do Gol geração V na versão com duas portas. No primeiro trimestre, a marca deixou escapar a liderança do Gol (mantida há 25 anos consecutivos) para o Fiat Uno. A posição foi reconquistada na primeira quinzena de abril.

Além de ter reduzido o preço do seu modelo mais vendido – ação adotada também por várias outras marcas nas últimas semanas em razão da queda geral de vendas –, a Volkswagen partiu para estratégia ousada. Tirou da Fiat, a peso de ouro, segundo fontes do mercado, o diretor de vendas Hilário Soldatelli, que estava no grupo italiano há 25 anos. Ele passa a ser o principal executivo da área de varejo da fabricante alemã.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.