Começa em 23 de junho, com o campeonato da regional de Manaus (AM), a etapa brasileira do World Cyber Games, a maior olimpíada de jogos eletrônicos do mundo. Nesta edição, os jogadores disputarão seis jogos: Counter-Strike 1.6, Need for Speed, Warcraft III, FIFA 06, Starcraft: Broodwar e Warhammer 40.000.
Para participar, o jogador deve se inscrever pelo site da competição em uma das nove etapas regionais que serão realizadas pelo Brasil. A regional de São Paulo capital deve acontecer no primeiro fim de semana de setembro e a do interior do estado, com local ainda não definido, no segundo.
Os vencedores das etapas regionais passarão para a etapa nacional da competição, que será realizada em São Paulo, no final de setembro. Serão 160 finalistas que disputarão 15 vagas - primeiro e segundo colocados de cada jogo mais um time de cinco do Counter Strike - para a etapa internacional.
Quem passar da fase regional ganhará as passagens para participar da final, mas terá que arcar com o custo da hospedagem. Já os vencedores da etapa nacional ganharão a passagem e a hospedagem para participar da final internacional em Monza, na Itália.
Em 2005, Giovanni Lucas Magri, de 15 anos, ganhou ouro e Danilo de Souza, de 19 anos, prata, no torneio de Need for Speedy no campeonato internacional. Já André Zilio, de 21 anos, ficou com a prata na disputa do Warhammer. Os brasileiros contam que passaram por uma rotina de treinamento de pelo menos sete horas por dia nas semanas que antecederam os jogos.
- Nos dias anteriores à competição nacional, eu passei a noite inteira treinando. Da meia-noite às 7h - conta Magri.
- O segredo para ganhar é manter o equilíbrio emocional - aconselha Zilio.
- É preciso manter a seriedade, mesmo jogando por diversão - diz Souza.
Além da experiência na competição internacional, Magri ganhou US$ 20 mil. Zilio e Souza engordaram a poupança em US$ 10 mil cada um.