Terá início esta semana, na Itaipu Binacional, a montagem dos dois primeiros protótipos de veículos elétricos, encomendados pela Eletrobrás. Os carros devem ficar prontos até o começo de julho, e circularão nas ruas do Rio de Janeiro durante os Jogos Pan-Americanos, que começam no dia 13 daquele mês.
Técnicos da Fiat, fabricante dos veículos elétricos, chegam hoje a Foz do Iguaçu para treinar e supervisionar a equipe responsável pela montagem dos veículos. O trabalho vai utilizar mão-de-obra brasileira e paraguaia, selecionada na região de fronteira.
As carrocerias dos dois Palio Weekend que serão adaptados para serem movidos a eletricidade chegaram à Itaipu na sexta-feira. Lá, elas receberão a bateria especial (que pesa 160 quilos), motor elétrico, dispositivos eletrônicos, sensores e carregador. Um galpão de Itaipu, antes utilizado como almoxarifado, foi transformado na linha de montagem de protótipos de veículos elétricos.
A linha de montagem deverá ganhar um ritmo mais intenso até o final do ano. A previsão é que serão montados 15 carros, para atender aos pedidos de empresas do setor elétrico do Brasil e do Paraguai. Somente a Itaipu vai adquirir mais seis protótipos.
Atualmente, a usina já conta com um Pálio e um Panda Elettra movidos a eletricidade, mas ambos foram doados pela empresa suíça KWO, que é parceira no projeto de montagem e aperfeiçoamento de carros elétricos.
Os dois primeiros protótipos montados em Itaipu, a exemplo dos que vieram da Europa, terão uma autonomia de 120 quilômetros, velocidade máxima de 130 quilômetros por hora e uma bateria com tempo de recarga de 8 horas.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast