Pela internet

Quem não estiver disposto a enfrentar filas e multidões para economizar nas compras, pode aproveitar as opções de "saldão" na internet. Pela primeira vez neste ano, mais de 40 redes varejistas se uniram para "queimar" as sobras do Natal. Lojas Marisa, Ricardo Eletro, Le Postiche, Bayard, por exemplo, fazem parte do site www.saldaonainternet.com.br.

Coordenado pela empresa Braspag, especializada em soluções de pagamento na internet, a megaliquidação virtual ganhou uma proporção inesperada. "A intenção inicial era reunir nesse site cerca de 100 produtos em liquidação e umas 15 lojas", afirma a gerente geral da Braspag, Verena Chopin Stukart. Mas, em razão do baixo custo da promoção, o site conseguiu reunir mais de 40 lojas e cerca de 200 produtos, explica a executiva.

Desde o dia 26, quando o saldão começou, até quarta-feira (6), o site recebeu mais de 200 mil acessos. Vários itens, como tocador de música digital (MP4), geladeira, GPS e tábua de passar roupas, estão esgotados. "Já estamos planejando o saldão do Dia das Mães pela internet", diz ela, que espera faturamento de R$ 15 milhões. (Agência Estado)

CARREGANDO :)

Começou nesta quinta-feira (7) a temporada das megaliquidações, realizadas anualmente pelas grandes redes varejistas. Algumas empresas oferecem produtos com descontos de até 70%. Mesmo nas lojas que só abrirão as portas na sexta-feira (8) já havia fila. A coordenadora do Procon-PR, Ivanira Gavião Pinheiro, orienta os consumidores a não comprar por impulso, influenciados pelas ofertas.

O Magazine Luiza, rede pioneira nas megaliquidações, vai abrir às 6 horas desta sexta-feira. Na região central de Curitiba, já havia consumidores esperando do lado de fora das lojas desde as 9h desta quinta. Esta é a 17ª edição da Liquidação Fantástica do Magazine Luiza.

Publicidade

A rede Leroy Merlin realiza a quarta edição de seu Saldão Solidário em todas as 19 unidades do Brasil. As lojas serão abertas às 7h de sexta-feira e as promoções vão até domingo (10). Parte do lucro das vendas durante o período será revertido para a Fundação Gol de Letra. Outras 19 instituições assistenciais escolhidas por cada loja também receberão uma doação proveniente da campanha.

Orientações

Para não se arrepender depois da compra, o Procon-PR recomenda que os consumidores evitem a correria nas lojas e não comprem por impulso. "Em primeiro lugar é preciso ter em mente o consumo consciente. O cliente tem que analisar se realmente está precisando do produto ou se aquela mercadoria vai ficar sem uso em sua casa", comenta a coordenadora do órgão de defesa do consumidor.

Outra recomendação é pesquisar os preços em vários estabelecimentos e definir, em casa, o que deve ser comprado. "É preciso ficar atento ainda com as condições de financiamento, aos juros embutidos e com o número de parcelas, pois o que parecia barato pode sair mais caro", explica.

No caso dos produtos com pequenos defeitos - roupas com manchas, eletrodomésticos com partes amassadas, móveis riscados – o consumidor deve exigir que a loja coloque na nota fiscal a descrição dos problemas. "Se for preciso realizar a troca, o consumidor tem como provar que não foi ele quem danificou a mercadoria", esclarece Ivanira.

Publicidade