• Carregando...

Passado o período de compras de Natal, começa agora uma nova maratona de despesas para quem tem filho na escola. O comércio de Curitiba já reforçou o estoque e substituiu as ofertas de fim de ano por promoções de material escolar, que neste ano deve custar até 8% mais caro, segundo a Brasil Escolar, associação que representa 558 papelarias do país.

O sub-gerente das Livrarias Curitiba do Shopping Estação, Edenilson Cordeiro Amazonas, diz que a procura pelos itens escolares começou ainda em novembro, quando a maioria das escolas divulgou suas listas. "Mas é agora que o movimento intensifica. Por isso, triplicamos o volume de materiais oferecidos." Para atrair os clientes, a rede está oferecendo desconto de 5% para pagamentos à vista e também para quem pretende parcelar (no cheque em até cinco vezes e no cartão de crédito em seis parcelas). As Livrarias Curitiba também vão sortear dois carros e 50 câmeras fotográficas entre os clientes. Cada R$ 80 em compra vale um cupom para participar.

De acordo com o sub-gerente, alguns preços subiram na virada do ano, mas dificilmente deve haver um novo aumento até o início do período letivo. "Vamos manter o desconto também. Mas quem vier antes terá a vantagem de fugir do tumulto."

Essa foi a opção da estudante Camila Ermes, que já comprou todos os itens da lista do irmão de seis anos, que vai cursar a primeira série. "Pesquisei em vários lugares para encontrar preços razoáveis", diz. "Estou comprando antes porque acredito que depois ou preços subam."

A dona de casa Adriana Camers Teixeira também já comprou tudo que precisava. Para escolher os itens de papelaria, ela levou os dois filhos, Bruno e Letícia. "Já pesquisei bastante e encontrei preços dentro do que eu pretendia gastar. Vou comprar agora para não enfrentar fila depois." Ela diz que aproveita a companhia dos filhos para ensiná-los a economizar. "Deixo eles escolherem alguns itens com personagens da moda. Mas eles mesmo têm de comparar os preços e ver se vale a pena."

São justamente estes produtos ilustrados com personagens da moda que podem fazer a conta da papelaria ultrapassar o orçamento. Segundo o sub-gerente das Livrarias Curitiba, normalmente eles custam o dobro do preço daqueles tradicionais. "Muitas vezes a família toda vem fazer as compras e, se os pais não têm em mente o que pretendem gastar, isso acaba até gerando atrito na família."A gerente da papelaria Santa Cruz, no centro de Curitiba, espera um aquecimento nas vendas para a próxima semana. "A procura ainda está pequena. Mas nos próximos dias vamos fazer algumas promoções dos itens mais procurados e ela deve aumentar", diz. Segundo a gerente, as compras podem ser pagas em até três vezes (no cheque ou cartão de crédito). "Temos também convênio com algumas empresas. Nestes casos os clientes podem pagar em até cinco vezes e o valor é descontado direto na folha de pagamento."

Quem ainda vai fazer a pesquisa pode incluir também os supermercados e lojas de departamento na lista. As Lojas Americanas, por exemplo, estão com ofertas de papelaria até o dia 11 de janeiro. Nas compras acima de R$ 150 o cliente pode parcelar o pagamento em até dez vezes (no cartão de crédito).

Nos supermercados da rede Wal-Mart o abastecimento começou já no primeiro dia do ano. Segundo a assessoria de imprensa, itens como pastas e cadernos tiveram os estoques aumentados em 60%. Além disso, a partir da segunda quinzena deste mês haverá, em cada uma das três lojas de Curitiba, um atendente exclusivamente para ajudar os pais. Segundo a assessoria, os itens de papelaria podem ser parcelados em até dez vezes sem juros, com o cartão de crédito da rede.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]