Separados por uma semana, dois dos protagonistas do mercado global de consoles para games apresentaram suas novas apostas no campo do entretenimento portátil. A Nintendo veio antes, com o 3DS, que tem como grande novidade a exibição de conteúdo 3D sem a necessidade de óculos especiais. A Sony retrucou na quinta, com o Next Generation Portable (NGP), evolução do PSP. Nenhum dos dois estará disponível nas lojas imediatamente: o 3DS desembarca no Japão no fim de fevereiro, e um mês depois chega à Europa e Estados Unidos; o NGP vai ficar só para o fim do ano. Mesmo assim, já dá para dizer que uma nova era de competição está começando. Nela, a plataforma portátil é a estrela.
Os números das duas empresas são impressionantes. A Sony vendeu quase 65 milhões de consoles PSP entre janeiro e setembro de 2010. Embora relativamente bem sucedido, o equipamento foi ofuscado pela popularidade do DS, da Nintendo, que vendeu pelo menos o dobro no mesmo período. Ao mesmo tempo, ambas as empresas passaram a enfrentar um concorrente inesperado: smartphones e tablets baseados em iOS (da Apple) ou Android, que dispõem de uma grande variedade de jogos e têm conquistado um número crescente de adeptos. A Sony abriu uma janela para atuar nesse segmento, com o PlayStation Suite (mais informações ao lado).
Todos conectados
Os novos consoles precisam ter conectividade com a internet tanto para navegação quanto para baixar games da rede do fabricante. E precisam ter telas maiores e com mais definição. Isso tudo ambos os lançamentos têm.
O NGP traz conexão 3G e wi-fi (o 3DS não tem conectividade 3G), é equipado com tela oled de cinco polegadas sensível ao toque, receptor GPS, sensor de movimento e painel traseiro para controlar certas ações, bem como botões de navegação e joystick. Segundo a Sony, os softwares ficarão disponíveis em um pequeno cartão de memória flash. O equipamento também incorporará câmeras frontais e traseiras e controles giroscópicos.
A Sony explicou que o equipamento estará disponível no fim de 2011 e chegará ao mercado antes da temporada de compras de fim de ano, mas não divulgou o preço. Lançado em 2009, o PSP Go, também da Sony, já permite baixar programas através de conexão sem fio, permitindo aos jogadores navegar na internet, assistir a filmes, ouvir música e ler livros e revistas em quadrinhos.
A Nintendo aproximou o seu portátil da experiência bem sucedida que a empresa teve com o Wii, console de mesa que introduziu os sensores de movimento no mundo dos games. Os Mii, avatares personalizáveis que os jogadores podem criar no Wii, também estarão disponíveis no portátil. A Nintendo também acrescentou ao console giroscópio, acelerômetro e um microfone.
Outra aposta da empresa é nos filmes e vídeos 3D. Numa das primeiras apresentações sobre o que viria a ser o 3DS, em julho do ano passado, a Nintendo mostrou trailers de filmes como Enrolados e Como treinar seu dragão. Os boatos apontam que a companhia já teria firmado acordos com Disney, Warner Bros. e DreamWorks para distribuir os filmes 3D animações, basicamente dessas produtoras no formato do console.
Quem vai vencer?
As armas dos dois são bastante fortes. "O NGP tem novas propriedades fascinantes, tais como um painel sensível ao toque na parte traseira, o que seria suficiente para diferenciá-lo dos consoles de games concorrentes", disse Hiroshi Sakai, analista da companhia SMBC Friend Securities. "É fácil tentar comparar o NGP com o 3DS da Nintendo, mas eles já conquistaram dois tipos diferentes de consumidor. A Sony arrebatou os mais exigentes fãs de games ao disponibilizar consoles sofisticados", emendou.
Michael Pachter, analista da Wedbush Securities que acompanha o segmento, acredita no potencial da novidade da Nintendo. "O 3DS é suficientemente novo e cool para reverter a tendência que favorece os smartphones como plataforma de games", opina.
Nem todos, entretanto, seguem o mesmo caminho. Evan Wilson, analista da Pacific Crest Securities, diz que o 3DS e o NGP devem ser bastante pressionados para reproduzir o sucesso dos modelos atuais uma tarefa muito difícil. "Dada a transformação que ocorreu no mercado, é quase impossível para a Nintendo vender tantos 3DS quanto foram os DS. Da mesma forma, é quase impossível para a Sony emplacar o sucessor do PSP com o mesmo sucesso do modelo antigo", observa.