Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Crise

Começam as demissões na Varig

Empregados recebem comunicado de que processo de cortes foi deslanchado. Números ainda não foram confirmados

Os funcionários da Varig receberam na tarde desta sexta-feira comunicado do presidente Marcelo Bottini anunciando o início do processo de demissões, sem contudo divulgar o número de dispensas.

"Hoje damos início a uma das mais importantes fases do projeto de reestruturação da nossa Varig, promovendo a adequação do quadro funcional da empresa às reais necessidades das operações do momento", afirmou Bottini no comunciado enviado por e-mail aos funcionários e ao qual a Reuters teve acesso.

Segundo a nota, "os desligamentos começam a ser comunicados pessoalmente a vocês por suas chefias e, nos casos de funcionários que não têm local físico de trabalho, por correspondência enviada à residência de cada um".

Bottini lembrou que as rescisões serão pagas na forma estabelecida pelo Plano de Recuperação Judicial, aprovado por todos os credores.

"Será dada prioridade à documentação necessária à liberação do FGTS e do Seguro desemprego", afirmou no comunicado.

A Varig tem 10 mil funcionários e, segundo a VarigLog, que adquiriu a companhia em leilão no dia 20 de julho, menos de 2 mil empregados devem ficar num primeiro momento na nova empresa. As recisões são avaliadas em R$ 170 milhões e os salários atrasados já ultrapassam os R$ 100 milhões.

Na antiga Varig, que deverá passar a se chamar Nordeste e vai operar apenas uma linha, Congonhas-Porto Seguro, a estimativa é de aproveitamento de 50 funcionários.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.