Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Boletim

Comemoração sueca, americana... e curitibana

André Caldeira | Divulgação
André Caldeira (Foto: Divulgação)

A Volvo comemorou neste mês a produção global de 300 mil motores "pesos pesados", de 13 litros a diesel. A equipe responsável pela unidade de número 300.000 é da fábrica de Hagerstown, no estado norte-americano de Maryland, mas o propulsor – chamado D13 – também é montado na Cidade Industrial de Curitiba. Por aqui o equipamento, de mais de 500 cv de potência, equipa os modelos mais grandalhões da marca sueca, como os caminhões da série FH.

Recentemente, a Volvo do Brasil anunciou o primeiro teste com ônibus híbrido (movido a diesel e eletricidade) da América do Sul. A fábrica curitibana disputa com outras unidades da marca um investimento de US$ 30 milhões para produzir o modelo.

Coisa de louco

A turma da publicidade gosta de associar liquidação a loucura, para seduzir o consumidor com a ideia de que os preços estão muito baixos. O shopping Total radicalizou na fórmula, chamando sua promoção de 5 a 8 de agosto de "Mês do cachorro louco". Para quem não lembra, agosto é associado a cachorro louco porque era, antigamente, o mês de maior incidência da raiva canina, doença praticamente erradicada do país.

Como seus concorrentes, o Total conta com a loucura dos clientes por liquidação para zerar estoques. A promessa é de descontos que chegam a 70%.

Aventureiros bem-sucedidos

O mercado da "aventura" está faturando alto, atesta a Território, maior loja de aventura e artigos de inverno do Sul do Brasil, nascida em Campo Largo há 11 anos. Os empresários Eliandro e Erivelton Padilha e Marilda Miqueleto comemoram um aumento de 34% em relação a junho do ano passado. E, até o fim do ano, a estimativa é de um crescimento de 70% comparado a 2009.

O ano foi de investimento. Os sócios ampliaram a loja no shopping Palladium, inauguraram mais uma operação no Crystal, em abril, e vão abrir a quarta loja física na expansão do ParkShopping Barigüi no segundo semestre.

Presente em Paranaguá

A rede de supermercados Condor vai reinaugurar na próxima quinta-feira sua loja de Paranaguá, fechada desde março, quando um incêndio destruiu boa parte das instalações. De acordo com a empresa, todos os 400 funcionários do hipermercado foram mantidos durante o período em que o prédio esteve em obras. A data para a reabertura foi escolhida a dedo: dia 29 de julho é aniversário da cidade de Paranaguá, que completa 362 anos.

Crédito no ar

A nova campanha institucional do Sicredi começa a ser apresentada neste domingo. O filme de 60 segundos, que vai ao ar no intervalo comercial do Fantástico, exibido pela RPCTV, será veiculado para todo o interior do Paraná. Os anúncios foram criados pela agência de publicidade Competence. Além das duas versões do filme – de 60 e 30 segundos –, o Sicredi vai anunciar em jornais, revistas, rádio e mídia externa em dez estados: São Paulo, Pará, Rondônia, Tocantins, além das Regiões Sul e Centro-Oeste.

Semana gastronômica

Quem aproveitou para rodar os restaurantes da cidade, aproveitando os preços promocionais da Restaurant Week, em maio e junho, pode preparar os talheres. A segunda edição está marcada para o período de 27 de setembro a 10 de outubro. A DP9 Comunicação e Eventos, organizadora do evento, promete dobrar o número de participantes, com cerca de 50 restaurantes.

* * * * * *

À vontade na nova casa

A Aymará está sob nova direção. André Caldeira (foto), que ocupava a vice-presidência de tecnologia educacional da Positivo Informática, assumiu há poucos dias o comando da editora curitibana. No novo cargo, Caldeira está mais do que à vontade: desde 2003, quando havia entrado para o grupo Positivo como superintendente de marketing, o executivo tem se dedicado a duas áreas – tecnologia e educação, justamente o core business da Aymará.

Quais são os planos para a expansão da Aymará?

A Aymará é uma empresa bastante jovem, com 5 anos de atuação, mas projetamos um sucesso muito grande para ela. Essa expectativa vem dos resultados já conquistados e da abordagem inovadora e multimídia que a empresa adota em relação aos seus produtos. A empresa também ganha espaço no mercado da educação corporativa, com clientes como Claro, Cielo e HSBC.

Qual a explicação para a vocação de Curitiba na área editorial e educacional?

De fato, Curitiba é um polo desses setores. O fato é que os grandes grupos de ensino que têm origem ou sede aqui, como o Positivo, o Expoente, o Bom Jesus e o Dom Bosco, criaram uma espécie de celeiro de talentos para os segmentos ligados ao ensino e ao mercado editorial. A Aymará surgiu da conjunção dessa vocação curitibana com a experiência do grupo Sagarana, do qual faz parte. Além da Aymará, o Sagarana já administrava grandes instituições educacionais, como o Colégio Villa Lobos e o Centro Universitário Jorge Amado, ambos na Bahia.

Sobre a carreira profissional, sua primeira graduação foi em Odontologia. Como foi a guinada para o marketing e para a administração?

É verdade. Prestei vestibular muito cedo, com 16 anos, e fiz uma opção imatura. Logo em seguida comecei a dar aulas de inglês e tive a certeza de que a odontologia não era a minha área. Fui trabalhar na agência de publicidade que minha família tinha, a Gemini, e meu pai me disse: "Não vou facilitar sua vida. Se quiser entrar para esse mercado, estude". Continuei trabalhando com publicidade e comunicação, fiz pós-graduação na área e um MBA full-time nos Estados Unidos.

Você cita a inovação como um grande diferencial da Aymará. É possível um profissional ou uma empresa "aprender" a ser inovadora e criativa?

Sim. Não basta apenas ter ideias. Deve-se transformá-las em processos. É preciso 99% de transpiração mesmo, com um direcionamento muito claro para buscar soluções inovadoras, para ser eficiente e eficaz.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.