Dois terços dos comerciantes de Curitiba esperam aumentar as vendas no Natal deste ano, em comparação com 2012, mostra pesquisa realizada pelo Instituto Datacenso, a pedido da Associação Comercial do Paraná (ACP), divulgada nesta segunda-feira (19). Em 2012, as vendas do período tiveram um aumento de 5% sobre as do ano anterior.
Entre os 200 comerciantes ouvidos na pesquisa, 20% acham que as vendas serão iguais às do ano passado, 8% disseram que serão inferiores e 7% não soube definir a expectativa.
A pesquisa do Datacenso entrevistou também 200 consumidores e concluiu que 65% deles pretendem comprar mais que no mesmo período de 2012, em razão de fatores como 13º salário, férias e perspectiva favorável da economia.
As boas perspectivas para o consumo também foram registradas pela pesquisa Intenção de Consumo das Famílias (ICF), divulgada nesta terça-feira (20) pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). O estudo, referente ao mês de agosto, mostra que a região Sul, juntamente com o Norte do país, lidera o ranking nacional de otimismo em relação ao consumo, ainda que a média nacional tenha apresentado recuo de recuo de 1,3% na comparação com o mês anterior e queda de 9,0% em relação a agosto de 2012.
O resultado do índice na comparação mensal foi sustentado principalmente pela retração da confiança das famílias com renda acima de dez salários mínimos, com recuo de 3,1%, de acordo com a CNC. A região Sul ainda está entre as regiões mais confiantes em relação ao emprego atual, que teve uma ligeira queda no último ano (-0,2%).
Número de obras paradas cresce 38% no governo Lula e 8 mil não têm previsão de conclusão
Fundador de página de checagem tem cargo no governo Lula e financiamento de Soros
Ministros revelam ignorância tecnológica em sessões do STF
Candidato de Zema em 2026, vice-governador de MG aceita enfrentar temas impopulares
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast