Os comerciantes de Curitiba esperam uma desaceleração nas vendas para o Dia dos Namorados em 2014, em comparação com as de 2013, aponta pesquisa da Associação Comercial do Paraná (ACP) divulgada nesta segunda-feira (2). O levantamento, realizado pelo Instituto Datacenso, aponta que 65% dos comerciantes esperam vender o mesmo ou menos do que no ano passado. O restante, cerca de 35%, espera que haja crescimento de 2% nas vendas – resultado idêntico ao registrado na comparação de 2013 com 2012.

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Diretor do instituto, Cláudio Shimoyama aponta que a queda no otimismo dos comerciantes é uma tendência registrada nos últimos meses. "O que a gente pode dizer é que, nos últimos meses, existe desaceleração, em função, principalmente, da alta da inflação e da alta na taxa de juros. O próprio nível de confiança do consumidor vem diminuindo, entrando, quase, na média do pessimismo."

A Copa do Mundo também é citada como um fator de influência na queda da estimativa das vendas. Segundo Shimoyama, os setores que não têm ligação direta com o Mundial apresentam, naturalmente, queda de vendas durante os jogos. "O varejo em si, a parte que não é hotelaria, hospedagem e restaurantes, acaba não tendo tanta demanda. O povo entra em um clima de menos consumo, e algumas empresas dispensam os trabalhadores para irem para casa."

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Consumidor

O levantamento da ACP aponta que cada consumidor deve gastar, em média, R$ 165. Os itens mais procurados nessa época devem ser roupas (45%). Em seguida, como presentes mais lembrados, aparecem perfumes (15%), calçados (9%), joias ou relógios (8%), chocolates ou flores (6%), livros (3%), celulares (3%), eletrônicos (3%), almoços e jantares (2%) e cestas de café da manhã (2%).

O perfil dos consumidores que compram presentes para o dia dos namorados está equilibrado quanto ao gênero, com faixa etária entre 18 a 35 anos e renda familiar mensal entre R$ 1.245,00 a R$ 6.220,00. As principais formas de pagamento citadas são à vista ou em dinheiro (36%) e à vista com cartão de crédito (29%).

Metodologia

Foram entrevistados 200 comerciantes de diferentes setores entre os dias 28 e 29 de maio. Para traçar o perfil do consumidor foram ouvidos 200 consumidores nos mesmos dias.

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