O faturamento do varejo deve crescer menos neste Dia das Mães, de acordo com levantamento da Serasa Experian feito com 1.014 empresários do setor. A data é a segunda melhor para o comércio, atrás apenas do Natal.
De acordo com a pesquisa, 56% dos comerciantes apostam que o faturamento com a data será maior que o do ano passado. Em 2011, essa parcela era de 59%.
Cerca de 35% dos entrevistados avaliam que o faturamento ficará estável e apenas 9% dos empresários ouvidos acreditam que haverá uma queda nos negócios.
Segundo a Serasa, a queda no otimismo dos empresários é "resultado da evolução do endividamento e da inadimplência do consumidor, que deixam menos recursos para o consumo".
Na análise por região, os comerciantes do Norte e do Sul são os mais otimistas. Para 58% deles, o faturamento vai crescer em relação ao ano passado. Na sequência estão o Nordeste (57%), Sudeste (56%) e Centro-Oeste (54%).
Presentes
Para os empresários, os presentes mais procurados serão: roupas e sapatos (32%), eletrodomésticos (16%), celular e smartphone (14%), perfumaria e cosméticos (13%), flores (11%) e eletrônicos (6%).A previsão é que 38% dos consumidores gastem de R$ 51 a R$ 100 com o presente das mães. Na sequência aparecem presentes com valor até R$ 50, estimativa de preferência de 23% dos consumidores. Para os varejistas, 26% gastarão entre R$ 101 e R$ 200 e 13% devem investir mais de R$ 201 com o presente.
Os empresários entrevistados também avaliam que 50% das compras neste ano serão pagas à vista. Em 2011, a proporção foi de 52% à vista e 48% a prazo.
Com relação à forma de pagamento, o dinheiro deve representar a maior fatia das compras, com 42% do total. Os pagamentos com cartão de crédito serão responsáveis por 23% das compras. O cartão de débito será o preferido para 21% dos consumidores, seguido pelo pagamento com cheque, com 12% da preferência.