• Carregando...

Maringá – As más notícias do ano – como a quebra na safra agrícola, a febre aftosa e a crise política – deixaram os comerciantes maringaenses desconfiados de que o movimento das lojas em dezembro será modesto, com pequeno crescimento em relação ao do ano passado. "Já passei por outras crises, como na época do Collor e isso deixa as pessoas inseguras. Nem as fábricas arriscam aumentar a produção", comenta a coordenadora de marketing do shopping atacadista Vestisul, Ivone Nani, um dos maiores da cidade. Ela estima um crescimento médio de 25% nas vendas das 570 lojas dos cinco shoppings atacadistas do vestuário localizados na saída para Campo Mourão, na PR-317.

Apesar da baixa expectativa, as vendas natalinas ainda são a aposta da Associação dos Shoppings Atacadistas do Vestuário de Maringá (Sindvest) para aquecer o segmento, já que há uma estimativa de queda de 16% nas vendas do ano, em relação ao ano passado. Os shoppings que vendem para revendedores têm 1,3 mil funcionários e mais de 45 mil clientes cadastrados. O segmento ganhou um reforço com a inauguração de um sexto shopping – especializado na venda de calçados – em setembro. O empreendimento tem 47 lojas (com outras 20 a serem inauguradas sexta-feira) em uma área de 15 mil metros quadrados e emprega 160 pessoas. As lojas recebem clientes de vários estados do Brasil trazidos por mais de 300 agentes.

Os shoppings de varejo preparam decoração e sorteios para atrair compradores. São 448 lojas com 2.580 funcionários e a estimativa de crescimento é em torno de 15% nas três unidades. O Aspen Park não divulga o gasto na decoração com apelo religioso, que vai reproduzir a catedral Nossa Senhora da Glória, na entrada do complexo. O shopping foi inaugurado em abril de 1996, tem 100 lojas, 680 funcionários e um fluxo mensal de 250 mil pessoas.

Já o Avenida Center investe R$ 12 milhões em uma nova ala com 90 lojas, que será inaugurada no fim do mês, e pretende sortear entre os clientes um carro Mercedes Benz no valor de R$ 200 mil. A estimativa da administração é faturar R$ 45 milhões com a promoção. O shopping foi inaugurado em 1989 e, com a ampliação, passará para 1,3 mil funcionários em 230 lojas, capaz de receber 200 mil pessoas mensalmente. O Shopping Cidade também vai sortear um automóvel – um Citroen C3 – entre os clientes. O shopping foi inaugurado há 15 anos, tem 118 lojas, 600 funcionários e um fluxo médio de 300 mil pessoas ao mês.

O segmento mais otimista no comércio maringaense é o das lojas de rua. Os gerentes fazem previsões de crescimento que chegam a 50%. As apostas estão nos aparelhos de DVD (com modelos custando R$ 199), televisores de 29 polegadas (a R$ 799) e aparelhos de telefonia celular (com promoções de R$ 99).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]