Ainda faltam quatro meses para as festas de fim de ano, mas comércio e indústria já estão se preparando. Na indústria, já começam as contratações para aumento de produção. O comércio também começa a procurar profissionais e a abrir vagas para temporários.
Para garantir bons resultados na data mais lucrativa para o comércio, as empresas procuram profissionais para todas as áreas: a maior parte das vagas é para balconista, vendedor, estoquista e caixa. No Natal do ano passado foram oferecidos 90 mil empregos temporários no país. De cada dez vagas, três estavam em São Paulo e 54% dos contratados eram homens.
A partir de outubro, a oferta de vagas para temporários no comércio aumenta. Mas, como a economia está aquecida e já tem lojista se preparando para as festas, quem busca uma vaga de temporário deve prestar atenção desde já.
Papai Noel
Nas agências de empregos, as buscas já começaram até por Papais Noéis. "Seis ou sete agências telefonam para mim. A primeira que chegar me convém, eu fecho negócio", explica o aposentado Danilo Lunardi. Um Papai Noel ganha cerca de R$ 50 por dia de trabalho.
Em uma agência de empregos, a gerente Izilda Leal Borges está à caça de candidatos a seleção começa na próxima semana. "Ele tem que ser um bom ouvinte, ter controle emocional, porque tem criança que provoca o Papai Noel, faz as perguntas mais absurdas, os pedidos, mas pedem tudo. Ele tem que ter essa habilidade de ouvir, atender, brincar, sem se alterar em momento algum", explica.
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast