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Comércio dá brindes a namorados

O casal Anderson e Cibeli não dá muita importância a prêmios em datas comemorativas, mas ganhou um no ano passado |
O casal Anderson e Cibeli não dá muita importância a prêmios em datas comemorativas, mas ganhou um no ano passado (Foto: )

Tradição nos shoppings centers, o sorteio de prêmios chegou também ao comércio de rua neste Dia dos Namorados – o terceiro melhor período de vendas do ano, depois do Natal e do Dia das Mães. A Associação Comercial do Paraná (ACP) lança no sábado a campanha "No Centro Vivo o Dia dos Namorados dura o Mês Inteiro". O objetivo é aumentar o fluxo de pessoas em pelo menos 10% e vender até 5% a mais do que em 2008.

A cada R$ 50 em compras (feitas até 30 de junho) o consumidor terá direito a um cupom. Em julho serão sorteados uma moto Honda, uma gargantilha e um relógio da Camilo Joalheiros, três vales-compra da Omar Calçados (de R$ 300 cada), três passagens com direito a acompanhante para um passeio de trem da Serra Verde, uma estada no hotel Bourbon Curitiba para um casal e uma cesta de chocolates Rose Petenuci. Segundo a associação, mais de cem lojas do Centro participam da campanha (elas estão identificadas com um cartaz). "Temos a certeza de que os comerciantes terão um mês quente para os negócios", diz o vice-presidente da ACP e coordenador do projeto, Edson José Ramon.

O único entre os grandes shoppings da capital que vai fazer um sorteio é o Palladium – a cada R$ 100 em compras, o cliente ganha um cupom para concorrer a dois carros. Os demais optaram por ações no modelo "comprou-ganhou". É o caso do ParkShopping Barigüi, que faz este ano sua primeira promoção do Dia dos Namorados: a cada R$ 300 em compras, o cliente ganha um boneco no estilo "toy art". "A cada ano estamos incluindo promoções novas. Neste caso, o brinde funciona como uma recompensa, mais até do que um apelo para compra", diz a gerente de marketing, Debora Cruz. A ideia, diz ela, é atrair um novo consumidor, mais jovem.

Nos shoppings Mueller e Estação, a compra do presente pode garantir também uma programação cultural para o casal. No primeiro, a cada R$ 500 em compras, o cliente ganha um par de ingressos para a área vip do show de Jorge Ben Jor, que acontece em Curitiba no dia 27. No caso do Estação, cada R$ 150 em compras dão direito a um par de ingressos para o espetáculo Romeu e Julieta. "O Shopping Estação possui uma vocação cultural que vai além das salas de cinema. Nosso presente é justamente a vivência de uma experiência única: assistir juntos a essa romântica e inesquecível peça de Shakespeare", diz a gerente de marketing, Prisciane Tramontini.

O eletricista industrial Anderson Lincoln Bech diz que não dá muita bola para este tipo de promoção na hora de comprar os presentes da namorada, a estudante Cibeli Thaís Mine. Ainda assim, está há um ano aproveitando uma delas. Ele foi o ganhador da promoção que o Estação fez no ano passado. Criou uma frase com o tema "Chega de ficar" e o casal ganhou um ano inteiro de prêmios no shopping: uma vez por mês eles tiveram direito a uma massagem, um par de ingressos para o cinema e outro para o teatro, um jantar no Saanga Grill e tratamentos no salão de beleza. "Foi muito legal. E, claro, fez a gente ir no shopping várias outras vezes."

Crescimento

A expectativa da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) é de um aumento nas vendas de cerca de 8%, na comparação com o mesmo período do ano passado. A entidade aposta que o feriado prolongado vai ajudar a levar mais pessoas aos centros comerciais. A expectativa positiva confirma a recuperação do mercado, que sofreu pequena queda nas vendas no primeiro bimestre do ano, acelerando o aumento desde março, segundo o diretor executivo da Abrasce, Luiz Fernando Veiga. "No primeiro trimestre destacamos, através de monitoramento, aumento de 7,5% nas vendas em todo o Brasil. Esse número condiz com a expectativa da Abrasce para o ano", diz.

A associação que reúne os lojistas (Alshop) é menos otimista: projeta um aumento de vendas de cerca de 3% em relação ao mesmo período do ano passado. O gasto médio no presente, apostam os lojistas, deve ser de R$ 100. Entre os produtos, os mais procurados serão os perfumes, pelúcias, chocolates finos, calçados e roupas.

Segundo a gerente de marketing do Crystal, Lylian Vargas, apesar da crise, o clima é de otimismo entre os comerciantes. "Queremos repetir as boas vendas obtidas em 2008 no mesmo período, quando conquistamos um aumento de 10%." O Crystal preparou um lounge para os casais que frequentarem o shopping no período. Eles também serão recepcionados por um pianista, que vai tocar canções românticas.

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