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Roupa foi o produto mais adquirido pelos consumidores de Curitiba no mês de abril. O item representou, junto com os acessórios, 44% das aquisições do mês | Albari Rosa / Agência de Notícias Gazeta do Povo
Roupa foi o produto mais adquirido pelos consumidores de Curitiba no mês de abril. O item representou, junto com os acessórios, 44% das aquisições do mês| Foto: Albari Rosa / Agência de Notícias Gazeta do Povo

Ocomércio de Curitiba teve um crescimento de 3% em abril deste ano, na comparação com o mês de março, informou nesta terça-feira (14) a Associação Comercial do Paraná (ACP). Apesar do aumento mensal, a média de abril, se confrontada com o mesmo mês de 2012, revela queda de 1%. O índice foi gerado por uma sondagem conjuntural realizada pelo Instituto Datacenso, entre os dias 2 e 7 de abril.

O segmento de móveis, decoração e eletro foi o que mais contribuiu para o crescimento da taxa no mês passado, representando 7% de todas as vendas realizadas no período. Em segundo lugar, ficou o segmento de vestuário (6%), seguido de materiais de construção, elétrico e hidráulico (6%). O ramo de calçados ficou em 4º lugar, com 3%.

A ACP informou que, de acordo com os proprietários, a chegada do frio e o "desafogamento" das contas acumuladas pelos consumidores no final de 2012 foram os principais elementos que contribuíram para fomentar o comércio da capital, que, em maio, deve ter um crescimento médio de 8%.

Produtos

Em compras não habituais, roupas e acessórios foram os produtos mais adquiridos pelos consumidores em abril. Estes itens representaram 44% das compras. Em segundo lugar, vieram os calçados, que registraram 13% do total das aquisições. Perfumes e cosméticos, utilidades domésticas e eletroeletrônicos completam o ranking, com, respectivamente, 7%, 7% e 6% das compras realizadas. O valor médio das compras no período, conforme a associação, foi de R$ 338.

Para o levantamento, os pesquisadores entrevistaram 200 comerciantes dentre os quais 74% ocupam cargos de gerência ou supervisão e 26% são proprietários ou sócios de empresas consideradas micro (74%), pequena (21%), média (3%) e grande (3%).

O Datacenso também consultou 200 consumidores, que foram selecionados em proporções iguais de 50% entre homens e mulheres, com a faixa etária predominante de 36 a 45 anos (30%), e com renda familiar mensal de mais de 70% dos entrevistados variando entre R$ 1.245 a R$ 3.110.

Nacional

Os dados nacionais sobre o comportamento do comércio varejista serão divulgados nesta quarta-feira (15), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística(IBGE), por meio da "Pesquisa Mensal do Comércio". O estudo, realizado desde 1995, investiga a receita bruta de revenda nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, e cuja atividade principal é o comércio varejista brasileiro.

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